Saúde
Esperança: Vai começar a ser testada a primeira vacina contra o cancro do pulmão
Uma vacina experimental contra o cancro do pulmão, criada pela empresa alemã BioNTech, vai começar a ser testada em sete países, num ensaio clínico liderado por uma equipa no Reino Unido.
Foi projetada de forma a que o sistema imunitário reconheça e combata células cancerígenas. Conhecida como BNT116, utiliza RNA mensageiro (mRNA) para identificar marcadores comuns de cancro do pulmão de não pequenas células (CPNPC) e ajudar o sistema imunitário a reconhecer e combater as células que expressam esses marcadores, segundo explica um comunicado do University College London Hospital.
PUBLICIDADE
“Em Portugal, de acordo com os dados do Registo Oncológico Nacional, o cancro do pulmão é o segundo tipo de cancro mais frequente e é a primeira causa de morte por cancro. O principal fator de risco de desenvolvimento da doença continua a ser o tabagismo, responsável por cerca de 80% dos casos”, segundo o Jornal de Notícias.
Segundo o médico britânico que lidera o ensaio clínico da nova vacina, Siow Ming Lee, “estamos agora a entrar nesta nova e emocionante era de ensaios clínicos de imunoterapia com base em mRNA para investigar o tratamento do cancro do pulmão”. O especialista espera que esta seja uma “oportunidade para melhorar ainda mais os resultados dos doentes com CPNPC, quer se encontrem nas fases iniciais ou avançadas”, pode ler-se.
O ensaio clínico da BNT116 vai decorrer no Reino Unido e conta com cerca de 130 participantes, em sete países, que podem estar em diferentes fases de cancro, inicial ou avançada.
Related Images:
PUBLICIDADE