Coimbra
Especialistas reunidos para refletir sobre paralisia cerebral
No dia 25 de novembro, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) levará a cabo a Conferência Internacional – Paralisia Cerebral, com que assinala os seus 40 anos, no Auditório do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Será uma oportunidade única para escutar os coautores de uma das obras de referência mundial sobre paralisia cerebral, Bernard Dan (multi-laureado neuropediatra e chefe de neurologia no Hôpital Universitaire des Enfants Reine Fabíola, além de romancista premiado) e Margareth Mayston (investigadora e terapeuta, professora no University College e considerada em 2010 a Mulher Australiana do Ano no Reino Unido), bem como o internacionalmente reconhecido investigador Jan Wallander (professor na University of California, com trabalho em áreas como a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes).
PUBLICIDADE
Mas também contribuirão para a reflexão em torno de diferentes questões relacionadas com a paralisia cerebral especialistas nacionais como Inês Balacó (ortopedista no Hospital Pediátrico de Coimbra) e Ivone Félix (vice-presidente da CERCIOEIRAS), além dos moderadores Allen Gomes, Maria da Graça Andrada, Luís Borges, Deolindo Pessoa, Olavo Gonçalves e Carlos Carona.
Será um momento para abordar temas como a neuroplasticidade, a qualidade de vida ou a sexualidade, entre outros com particular interesse para pessoas com paralisia cerebral, familiares, cuidadores, médicos, educadores e técnicos.
A Conferência Internacional – Paralisia Cerebral faz parte do programa das comemorações dos 40 anos da APCC. Neste âmbito, tiveram já lugar, por exemplo, o “Coimbra a Brincar”, o concerto da orquestra de samples Ligados às Máquinas, o Seminário “Inclusão, Educação e Autodeterminação”, a “Caminhada 40 Anos” ou a celebração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE