Coimbra

Especialistas de 15 países debatem em Coimbra saúde e sustentabilidade (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-10-2022

A promoção da saúde e a sustentabilidade devem “caminhar lado a lado” e são também uma responsabilidade das diversas instituições de ensino superior, defendeu esta segunda-feira o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde.

PUBLICIDADE

“Importa olhar para a saúde como uma prioridade. Importa passar a mensagem de que a saúde das nossas comunidades é hoje também um assunto da educação e de todas as áreas do saber”, sublinhou, no âmbito do Congresso Ibero-americano de Universidades Promotoras da Saúde, que decorre no Convento São Francisco, em Coimbra, até quarta-feira.

Este é um dos temas que vai estar em debate durante este congresso que conta com a participação de 250 investigadores de Portugal, Espanha e vários países da América Latina e que conta com a presença de delegações universitárias de 15 países. Vão analisar, como explicou Jorge Conde, “o papel das instituições do ensino superior na promoção da saúde nas suas próprias comunidades internas mas também na obrigação que têm de fazer a ligação ao seu território em matéria de promoção de saúde e sustentabilidade”.

PUBLICIDADE

Com o tema “Ensino Superior, Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável”, o congresso é uma organização conjunta da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), do IPC e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa.

Para Jorge Conde, o facto de o congresso acontecer em Coimbra “é o reconhecimento do papel que o IPC tem tido neste campo, nomeadamente com um conjunto de programas ligados à sustentabilidade e à promoção da saúde”.

PUBLICIDADE

Maria da Conceição Alegre, vice-presidente da ESEnfC, lembrou os desafios que o século XXI levanta, bem como as responsabilidades que os estabelecimentos do ensino superior têm na “promoção da saúde dos jovens estudantes”.

Já o coordenador geral da RIUPS, Hiram Arroyo, destaca o facto de este evento promover “a troca de experiências e aprendizados” nas áreas de promoção da saúde e educação em saúde nas universidades.

Depois da sessão inaugural, o programa do primeiro dia continua com a conferência “Vinte Anos do Movimento Ibero-Americano de Universidades Promotoras da Saúde e o seu trabalho em rede através da RIUPS”, seguida da cerimónia de entrega de prémios da RIUPS 2022.

Na terça-feira (dia 11), durante a tarde, vão realizar-se três conferências sobre a temática da promoção da saúde com a participação de oradores internacionais.

Na quarta-feira (dia 12), às 11h00, decorre a conferência “Desafios e oportunidades do Movimento Global das Universidades Promotoras da Saúde”, por Mark Dooris (Reino Unido).

O programa completo pode ser consultado no website https://riupscoimbra2022.net/programa/. Para apresentação ao longo dos três dias, estão inscritos cerca de 200 trabalhos, entre comunicações orais, posters e vídeos, em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agrupados em 3 categorias: Sociedade, Saúde e Cultura, Governança e Economia, Ambiente e Alterações Climáticas.

A escolha deste tema prende-se com a missão das instituições de ensino superior que, além da formação de pessoas altamente qualificadas e da obtenção de resultados de investigação social e economicamente motivados, podem “criar ativos em saúde que sejam atores na transformação da sociedade e para encorajar novos valores culturais”.

Veja o vídeo do direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE