Saúde

Especialista defende criação de mais centros diferenciados para doenças do cólon

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 20-11-2013

O presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, João Pimentel, defendeu hoje a criação, em Portugal, de mais unidades e centros de referência dedicadas às patologias do cólon, reto e ânus.

Apesar de já existirem unidades diferenciadas nos principais hospitais do país, o especialista dos Hospitais da Universidade de Coimbra considerou que são “muito poucos para o que se pretende, se comparados com outros países europeus”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Existe um número crescente destas patologias em Portugal. Não são só as doenças tumorais, mas também as doenças inflamatórias do intestino e outros problemas escondidos, como a incontinência fecal”, sublinhou à agência Lusa o médico, que preside ao XXIII Congresso Nacional de Coloproctologia, que decorre quinta e sexta-feira em Coimbra.

Segundo João Pimentel, a incontinência fecal é um problema que se começa a falar porque, até aqui, salientou, “existia pudor e estigma em abordar o assunto e as pessoas não se queixavam muito”.

“Há tanta gente que sofre e não procura um centro diferenciado para tratamentos médicos e cirúrgicos”, constata o médico, salientando que, atualmente, existem tratamentos para este tipo de doenças.

De acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, hoje em dia as doenças do foro intestinal têm “solução médica ou terapêutica”, mas é preciso que “as pessoas saibam que há soluções”.

No caso da incontinência fecal, a maioria dos pacientes são pessoas que sofreram de situações traumáticas ou neurológicas e mulheres com mais idade, devido a lesões obstetrícias.

PUBLICIDADE

publicidade

João Pimentel falou da necessidade de uma grande divulgação junto da população e dos cuidados primários de saúde, no sentido dos doentes serem referenciados a tempo de melhorar a sua qualidade de vida.

A incontinência fecal será um dos temas em destaque no congresso, que junta cerca de 260 médicos, entre os quais dois especialistas espanhóis e um brasileiro, no auditório do Hospital da Universidade de Coimbra, com a realização de uma mesa-redonda sobre as técnicas mais inovadoras nesta área.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE