Educação

ESnfC e ULS Coimbra celebram acordo que promove “a criação de mais conhecimento orientado para o cuidado”

Notícias de Coimbra | 17 minutos atrás em 03-02-2025

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, celebrou, esta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, um acordo de parceria e cooperação científica e humano, no domínio da investigação clínica.

O acordo tem como objetivos ampliar a capacidade de desenvolvimento de projetos inovadores que apresentam resultas que beneficiem os utentes, a comunidade académica e a sociedade. É também uma forma de promover a aproximação entre os cuidados de saúde primários/hospitalares e o meio académico.

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Alexandre Lourenço referiu que este já é “o terceiro acordo” feito em Coimbra, referindo que o principal objetivo é “fomentar a inovação e investigação”, “criar mais conhecimento” e “alavancar grandes projetos de investigação”.

PUBLICIDADE

O presidente da Unidade Local de Saúde Coimbra afirma que para este acordo está previsto um investimento de 40 mil euros para o ano de 2025 e que, em principio, irão existir “quatro projetos”, no entanto tudo depende da apresentação de candidaturas.

“Nós sabemos que o conhecimento só é criado se existirem pessoas a fazerem investigação e sabemos que os cuidados de saúde necessitam, evidentemente, de investigação para serem melhorados”, declara.

António Fernando Amaral, por sua vez, afirma que este “protocolo exige que os projetos a concurso sejam constituídos por equipas de académicos, de professores da escola e de enfermeiros da prática clínica”.

O presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra refere ainda que, para além deste acordo, conseguiu criar uma equipa de quatro professores que vão “acompanhar os alunos” e “trabalhar diretamente com as equipas dos serviços” e “no desenvolvimento de projetos de melhoria”, promovendo uma maior ligação e um melhor aprofundamento das relações.

O objetivo seria colocar um professor em cada serviço, no entanto, e como afirma António Fernando Amaral, tudo depende da ULS e dos resultados desta primeira experiência.

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE