Coimbra

Escola Superior de Enfermagem sensibiliza para o papel das famílias portuguesas no destino dos resíduos de medicamentos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-05-2019

“Famílias e impacto ambiental dos medicamentos não consumidos”. É este o tema de um debate, na manhã da próxima quarta-feira, dia 15 de maio (pelas 10:15), na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) – instalações do Polo A, na Avenida Bissaya Barreto –, com os contributos de Susana Paixão (especialista em Saúde Ambiental e docente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra), Capitolina Figueiredo Pinho (diretora técnica da Farmácia Figueiredo, em Coimbra) e Mafalda Gonçalves (enfermeira especialista da Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho).

PUBLICIDADE

publicidade

O debate insere-se no XI Encontro do Dia Internacional da Família, organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária da ESEnfC, este ano sob o tema “Famílias e Ação Climática”.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura está marcada para as 10h00, com as intervenções de Aida Cruz Mendes, Presidente da ESEnfC, e de Clarinda Cruzeiro, coordenadora da UCP de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, da ESEnfC.

«A família tem um papel fundamental e determinante na aprendizagem dos comportamentos em todas as áreas, incluindo a da saúde», afirma a organização deste encontro, para quem «os resíduos resultantes do consumo humano e, portanto, dos consumos familiares, são parte relevante na poluição ambiental, sejam eles inertes, recicláveis ou possíveis contaminantes, como é o caso dos resíduos de medicamentos».

Para a UCP de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária, da ESEnfC, que com a iniciativa de quarta-feira se associa à comemoração do Dia Internacional da Família, proclamado pela Assembleia Geral da ONU, «estes resíduos são alvo de grande preocupação devido às suas características químicas, que elevam o potencial de perigosidade para o ambiente».

Sensibilizar para o papel das famílias portuguesas no destino dado aos resíduos de medicamentos, refletir sobre o papel do enfermeiro como agente privilegiado nas intervenções educativas com as famílias, no âmbito da saúde familiar e ambiental, e consciencializar para a importância dos enfermeiros na articulação de redes e no fortalecimento das famílias para uma sociedade mais saudável, são objetivos de mais este encontro da ESEnfC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE