Saúde

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra debate sustentabilidade do planeta e outros problemas ambientais “inconvenientes”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-06-2023

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) realiza no dia  29 de junho, um debate de encerramento das atividades Eco-Escolas 2022-2023, subordinado ao tema “Sustentabilidade na Comunidade da ESEnfC” e que tem como ponto de partida a visualização do documentário “Uma verdade inconveniente” apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore.

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A sala para rever esta obra, a partir das 17:00, cinematográfica pentapremiada, e também controversa, dirigida por Davis Guggenheim (2006), é o auditório do Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Celas).

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Segue-se, pelas 18:30, a análise e discussão dos temas tratados neste filme, através do qual Al Gore procurou sensibilizar a opinião pública internacional para um conjunto de comportamentos que deveriam ser travados e que estão a destruir o planeta Terra, levando a consequências como as alterações climáticas, com ondas de calor e outras condições meteorológicas agressivas.

Para moderar o debate, a ESEnfC convidou a professora Carla Rodrigues (Escola Superior Agrária de Coimbra), doutorada em Ciências e Engenharia do Ambiente e que tem lecionado nas áreas da engenharia ambiental, gestão ambiental na indústria alimentar e valorização de subprodutos da indústria alimentar.

A iniciativa termina, pelas 19:00, com um lanche partilhado em modo “refood” (reutilização de alimentos em boas condições, para evitar o desperdício), na esplanada do bar do edifício do Polo A da ESEnfC. Também os estudantes da ESEnfC participarão nesta pequena refeição, preparando e servindo bebidas não alcoólicas.

Desde o ano letivo de 2019-2020 que a ESEnfC aderiu ao Programa Eco-Escolas, lançado pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE) e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Este programa internacional visa encorajar a realização de atividades que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental das escolas, reconhecendo e premiando o trabalho feito a esse nível ao longo do ano letivo.

A ESEnfC é, também, signatária da Carta de Compromisso das Instituições do Ensino Superior com o Desenvolvimento Sustentável, que representa a vontade de cumprir “um papel central na evolução para uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caraterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa
humana”.

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