Região

Escola em Cantanhede será utilizada para atividades de associações culturais

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 05-07-2024

Imagem: Município de Cantanhede

As instalações da Escola Básica (EB) de Balsas serão utilizadas de forma comunitária por três associações de Febres, que vão promover a realização de suas atividades sociais, culturais, recreativas e desportivas, anunciou hoje a Câmara Municipal de Cantanhede.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Esta autarquia do distrito de Coimbra formalizou hoje um protocolo que estabelece a cedência gratuita das instalações da EB de Balsas à Junta de Freguesia de Febres que, por sua vez, as cede ao Rancho Folclórico Rosas de Maio, à Associação Gandareza D’Arte e ao Clube Desportivo Caça e Pesca de Febres.

O edifício será utilizado para a realização de atividades relacionadas com as respetivas associações, nomeadamente as atividades de índole social, cultural, recreativa e desportiva, revelou hoje o Município em nota enviada à agência Lusa.

“O nosso entendimento é o de que as escolas devem ser utilizadas pela vida associativa local”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, citada na nota, declarando que “as pessoas que frequentaram uma determinada escola têm memórias ligadas a esse lugar, e essas memórias devem ser preservadas”.

“Desejamos é que realmente seja um protocolo que marque uma mudança no uso do espaço e que seja uma nova fase para as associações, fortalecendo os laços comunitários”, completou a presidente.

Segundo este protocolo, cabe às associações fazer a manutenção, reparação e limpeza das instalações e do espaço envolvente, bem como suportar os encargos decorrentes e as despesas inerentes à utilização do imóvel, nomeadamente de fornecimento de bens e serviços, energia elétrica, água, gás, telefone, segurança, entre outras despesas, adiantou a autarquia.

A partilha das despesas será na proporção dos espaços cedidos, ou seja, o Rancho Folclórico Rosas de Maio (50%), a Associação Gandareza D’Arte (30%) e o Clube Desportivo de Caça e Pesca de Febres (20%).

O protocolo, assinado por Helena Teodósio, pela presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo, e pelos presidentes das respetivas associações (Rancho Folclórico Rosas de Maio – Associação Recreativa e Cultural, Clube Desportivo Caça e Pesca de Febres e Associação Gandareza D’Arte), é válido por um ano e renovável automaticamente por períodos iguais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE