Coimbra
Escola de Artes é aposta da Câmara de Penacova no ano letivo 2014/2015
A criação de uma Escola de Artes, numa primeira fase dirigida ao ensino da música, é uma das apostas da Câmara de Penacova para o próximo ano letivo, disse hoje a vereadora da Cultura.
Fernanda Veiga disse à agência Lusa que o contributo “para a fixação das pessoas no concelho” de Penacova, designadamente da comunidade escolar, “é uma das vantagens” deste projeto, que posteriormente deverá acolher o ensino de outras artes de palco.
Até ao momento, já se inscreveram 90 alunos na nova Escola da Artes de Penacova, 30 dos quais, com idades entre cinco e 20 anos, frequentavam o Conservatório de Música de Coimbra, acrescentou.
Com este projeto, a autarquia pretende “servir toda a comunidade do concelho, considerando a necessidade de criar condições para que todos os jovens tenham hipóteses de seguir uma carreira artística e cultural”, segundo um comunicado da Câmara Municipal, presidida pelo socialista Humberto Oliveira.
O funcionamento da Escola de Artes “será articulado com o Agrupamento de Escolas de Penacova”, esperando o município vir a obter no futuro o apoio do Ministério da Educação.
O objetivo “é formar os jovens para que possam integrar as mais diversas modalidades musicais e artísticas”, tendo ao seu dispor “mais uma forma de seguir os seus estudos superiores na área da música”, adianta a mesma nota.
A Escola das Artes vai funcionar na sede da Biblioteca Municipal e em mais duas salas externas ao edifício.
A vereadora Fernanda Veiga disse que as funções de diretor pedagógico serão assumidas por Paulo Almeida, docente do Conservatório de Coimbra.
O projeto local de ensino artístico nasceu no âmbito da campanha “É bom estudar em Penacova”, que procura “evidenciar as condições proporcionadas pelo município para as crianças e jovens estudarem no concelho”.
Related Images:
PUBLICIDADE