Vamos

Escapadinha (santa) na Serra da Lousã

Susana Brás | 3 dias atrás em 28-03-2025

Imagem: TCP

Casal de São Simão é uma aldeia pequena, mas repleta de história e autenticidade. Conhecida pelas Fragas de São Simão, um local de grande beleza natural, onde é possível escalar e explorar, a aldeia é também atravessada pela Ribeira de Alge, cujas águas límpidas convidam a um refrescante mergulho.

Como parte das doze aldeias de xisto da região da Serra da Lousã, Casal de São Simão oferece uma verdadeira imersão nas tradições locais, com receitas passadas de geração em geração.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os pratos típicos, destaca-se a chanfana, o cabrito estonado, os maranhos, as tigaladas e muitos outros sabores regionais. A gastronomia da aldeia é uma das suas maiores atrações, e o visitante poderá deliciar-se com pratos autênticos preparados pelos próprios aldeãos, revela a Turismo Centro de Portugal

PUBLICIDADE

Apesar de ser uma aldeia pequena, Casal de São Simão guarda várias surpresas, como a Ermida de São Simão, um templo do século XV também dedicado a São Judas Tadeu.

A aldeia possui ainda uma fonte tradicional, um restaurante com Loja Aldeias do Xisto e a associação Refúgios de Pedra, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da comunidade, mantendo a união entre os habitantes, que frequentemente partilham tarefas comunitárias.

Para quem deseja explorar a aldeia e os seus arredores de forma ativa, a opção é percorrer um dos dois trilhos pedestres da região: a Grande Rota (GR) até à aldeia de Ferraria de São João ou a Pequena Rota (PR) no Caminho de Xisto. Novas rotas ao longo da ribeira estão a ser desenvolvidas, prometendo novas experiências de contacto com a natureza.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE