Coimbra
Certificação do queijo produzido na Serra da Estrela garante qualidade ao consumidor
A certificação do queijo Serra da Estrela garante qualidade ao consumidor, disse hoje à agência Lusa fonte da Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, que representa os produtores certificados da região demarcada.
“A vantagem da certificação é garantir ao consumidor que está perante um produto produzido numa região, com tradições, com regras de produção, e com um nível de qualidade quer organoléptica, quer para a sanidade pública, com garantia”, segundo Célia Henriques, técnica da Estrelacoop, com sede em Celorico da Beira.
A responsável considera que a certificação “é importante” para o setor, porque o queijo Serra da Estrela é “único” no país e no mundo e constitui “uma das maiores riquezas ou até a maior riqueza” da região, sendo também o “embaixador dos queijos no estrangeiro”.
“É importante que os municípios não deixem acabar este produto. Há regras de produção a cumprir e essas regras é que o fazem ser diferente de todos os outros”, assinala.
Na campanha de produção de 2013/2014, a Estrelacoop refere a existência de 17 produtores de queijo Serra da Estrela, pertencentes aos concelhos de Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Penalva do Castelo, sendo que 14 são associados da cooperativa.
“Nos últimos cinco anos, o número de produtores tem-se mantido, alguns desistem, outros aderem, mas felizmente temos alguns produtores novos, o que é muito satisfatório e bom para a região”, refere Célia Henriques.
A responsável adianta que a produção deste ano é de “ótima qualidade”, contando que já foram feitos painéis de provas (exame organoléptico) e os queijos analisados apresentam uma pasta “muito boa”.
O queijo Serra da Estrela só pode ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelha das raças Serra da Estrela ou Churra Mondegueira.
Este produto apresenta-se, entre outras características, com forma cilíndrica e com pasta semi-mole, e o seu peso varia de 500 a 1.700 gramas.
O queijo é sempre comercializado com um rótulo, onde consta a designação ‘Queijo Serra da Estrela’, o logótipo DOP (Denominação de Origem Protegida) e a respetiva marca de certificação (um holograma numerário que é produzido na Casa da Moeda).
A Cooperativa Estrelacoop, que tem sede na vila de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, é a entidade gestora da DOP do queijo Serra da Estrela.
Related Images:
PUBLICIDADE