Mundo
Equipa portuguesa de busca e salvamento já desmobilizou em Valência
Dois dias depois de chegarem a Valência, a equipa portuguesa da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento (APBS) já está de regresso ao nosso país.
PUBLICIDADE
O comandante Pedro Baptista, em declarações à RTP3, afirmou que a chegada de muitas equipas militares levou “o posto do comando avançado a desmobilizar os voluntários nacionais.
Sobre o cenário que encontraram em Picanya, uma das localidades atingidas por esta tragédia, o responsável reconheceu que “foi mais difícil” do que esperava.
Principalmente, como explicou, com a “progressão no terreno” onde encontraram muita lama, prejudicando desta forma a chegada dos operacionais portugueses aos locais atingidos.
“Para fazer um percurso de 3 quilómetros demoravamos cerca de uma hora”, recordou.
Cães atolados e a falta de bombas de extração de água com grande capacidade foram alguns dos problemas detetados pela equipa nacional que chegou a Valência ao final da tarde de sexta-feira e desmobilizou pouco depois da hora de almoço de domingo.
A equipa da APBS foi constituída por 10 pessoas, três cães e três viaturas. Foram homenageados na manhã de domingo pelo Rei de Espanha.
Related Images:
PUBLICIDADE