Região
Época balnear nas praias da Pampilhosa da Serra arranca amanhã
O dia 1 de julho marca o início da época balnear no concelho de Pampilhosa da Serra nas quatro praias fluviais do concelho são os principais cartões de visita e dos locais mais procurados divulgou hoje a Câmara Municipal.
Na presente época balnear o concelho tem 3 praias fluviais: Pessegueiro, Janeiro de Baixo e Santa Luzia, que juntam a Bandeira Azul ao galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas.
Recorde-se que a autarquia, presidida por José Brito, decidiu não candidatar a Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra a ambas as distinções, devido a uma intervenção no leito do rio inicialmente prevista para antes do início da época balnear, que poderia comprometer os resultados das análises à água. Ainda assim, foi decido que a obra só avançará após terminar o período balnear, para que a praia possa funcionar sem qualquer limitação, devidamente vigiada e com a qualidade habitual.
Devido à pandemia e de acordo com a informação disponibilizada pela Associação Portuguesa do Ambiente (APA), a lotação máxima das praias do concelho é a seguinte: Janeiro de Baixo (310 pessoas); Pampilhosa da Serra (330 pessoas); Pessegueiro (140 pessoas) e Santa Luzia (110 pessoas).
À semelhança do que aconteceu o ano passado, a Câmara Municipal irá assegurar todas as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde e apela a que os banhistas utilizem a app Info Praia, privilegiando as praias com um nível de ocupação mais baixo., revela em comunicado.
O território possui igualmente inúmeras zonas ribeirinhas e outros espaços públicos de acentuada beleza, que podem constituir-se como excelentes alternativas às praias fluviais certificadas, de modo a evitar grande aglomerados. A localização da maioria destes espaços e as suas caraterísticas pode ser conhecida através da aplicação móvel Pampilhosa da Serra, disponível para IOS e Android e que pode ser descarregada gratuitamente.
“As sucessivas distinções obtidas pelas praias fluviais do concelho, continuam a atestar as potencialidades do território, nomeadamente no que diz respeito à qualidade da água e das infraestruturas, da segurança e conforto dos utilizadores, facto que espelha a preocupação do Município na preservação e promoção do património natural e paisagístico”, lê-se no comunicado.
Related Images:
PUBLICIDADE