Região
Entre o Zêzere e os trilhos de xisto: Janeiro de Baixo espera por si

Imagem: Aldeias de Xisto
Abraçada pelo Zêzere e rodeada por um conjunto harmonioso de serras, penedos e vales, Janeiro de Baixo é uma “lufada” de ar fresco.
Dentro da aldeia há todo um conjunto de pontos de interesse que nos prendem, desde o património religioso e arquitetónico, até à curiosa memória do “Tronco”, lugar onde antigamente se ferravam os animais. Ali próximo está ainda a Barragem de Sta. Luzia.
É conhecida como a aldeia dos cinco parques: parque infantil, parque desportivo, parque de lazer, parque fluvial, parque de campismo, revela o site Aldeia do Xisto.
PUBLICIDADE
A malha urbana é complexa, agregada de modo aparentemente aleatório, por tal, a povoação viu crescer as casas num padrão irregular, ajustadas da forma mais conveniente aos declives do terreno. O material de construção predominante é o xisto, com a particularidade de muros e fachadas incluírem seixos rolados de tons claros recolhidos no leito do rio.
Merecem destaque nesta aldeia a igreja matriz, a capela do Santo Cristo, a fonte de mergulho, a antiga escola primária, a capela de São Sebastião, o tronco, o moinho escavado na rocha e os fornos tradicionais.
PUBLICIDADE