Coimbra
Enfermeiros “fazem espera” ao ministro da Saúde em Cantanhede
O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro, em Cantanhede, para inaugurar o Centro de MCDTs de Alta Resolutividade do Hospital Arcebispo João Crisóstomo.
À chegada do governante estava uma comitiva de cinco elementos do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses , exigindo uma reunião com o ministro da Saúde.
PUBLICIDADE
Segundo Paulo Anacleto, da Direção Nacional da estrutura sindical, se este encontro “não acontecer até 4 de dezembro, os enfermeiros voltarão a concentrar-se em 6 de dezembro, mas desta vez à frente da residência oficial do primeiro-ministro”.
O governante recordou que, em novembro de 2022, houve um acordo entre o Governo e sete dos oito sindicatos de enfermagem.
“Esse acordo permitiu que mais de 18.500 enfermeiros já tenham visto reclassificada a sua posição profissional, com aumento da remuneração e com pagamento desse aumento com retroativos a janeiro de 2022”, frisou.
Manuel Pizarro admitiu que há problemas por resolver nesse sistema da contagem de pontos, acrescentando que o Governo está a apoiar as administrações hospitalares na contabilização justa dos pontos para que todos os enfermeiros tenham essa oportunidade de requalificação profissional.
Os enfermeiros exigem por exemplo a emissão de orientações relativamente ao descongelamento dos pontos, o pagamento de retroativos desde janeiro de 2018, a contratação de mais enfermeiros e a passagem a regime de efetividade dos enfermeiros com vínculo precário.
Veja o vídeo:
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE