Coimbra
Enfermeiro das urgências covid-19 foi o primeiro profissional vacinado na Figueira da Foz
António Parente, enfermeiro do Serviço de Urgência que, desde março, recebe doentes infetados com o novo coronavírus, foi o primeiro a receber a vacina pelas mãos da enfermeira da Saúde Ocupacional Graça Couto.
No Hospital Distrital da Figueira da Foz, começou assim o processo de vacinação dos profissionais de saúde, situando-se num dos concelhos onde se registou uma muito elevada incidência de transmissão da doença e dos primeiros da Região de Coimbra a entrar em restrições apertadas. Nas ultimas semanas os dados têm vindo a revelar um abrandamento nos novos casos, havendo 1547 pessoas recuperadas e o registo de 63 mortes.
O secretário de Estado da Saúde visitou hoje locais “simbolicamente” escolhidos e são unidades que viveram as situações mais complicadas, em concelhos com taxas de incidência “altíssimas”, o que colocou sob “enorme pressão” os respetivos profissionais de saúde.
“Agora o que importa mesmo é a vacinação está a correr bem. Terminar o ano desta forma é muito positivo para nós, é claramente uma boa nova”, afirmou. Alertou, no entanto, que ainda há “meses muito duros pela frente”. A vacinação dos profissionais de saúde deverá estar terminada até março.
Na próxima semana, começará também a vacinação nos lares de idosos. A vacinação contra a covid-19 arrancou no domingo para os profissionais de saúde, um dia depois de ter chegado o primeiro lote de 9750 vacinas. Na segunda-feira, Portugal recebeu mais 70 200 doses.
Related Images:
PUBLICIDADE