Coimbra

Enfermagem: Escola de Coimbra flexibiliza frequência de cursos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-01-2016

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) introduziu alterações no plano curricular e no funcionamento dos mestrados em Enfermagem – ramos de “Gestão de Unidades de Cuidados” e de “Supervisão Clínica”, permitindo que os estudantes optem por várias hipóteses de frequência destas áreas de estudo, em função da disponibilidade de tempo e, até mesmo, das circunstâncias pecuniárias.

PUBLICIDADE

publicidade

enfermagem-na-suíça-1024x682

PUBLICIDADE

A partir de agora, os candidatos a estes cursos, cujo início está programado para março de 2016, vão frequentar novas cadeiras (com a possibilidade de algumas funcionarem online), vão ter mais opções e mais tempo de estágio.

Do formato anterior manteve-se a ocupação de apenas um dia por semana em horas presenciais: as sessões letivas são à sexta-feira, das 9h00 às 20h00.

«Flexibilizou-se o percurso, permitindo que os estudantes, ao seu ritmo, possam frequentar apenas uma, ou algumas unidades curriculares, reservando outras para o ano seguinte. Estas podem ser objeto de certificação, como curso breve, sendo sempre capitalizáveis para efeito de frequência da parte curricular do mestrado, a qual, juntando a dissertação, permite a atribuição do grau académico de mestre. O estudante poderá até não efetuar a dissertação ou trabalho final do curso, optando por um curso de pós-graduação especializada em “Gestão de Unidades de Cuidados” ou em “Supervisão Clínica”», explica o professor Paulo Joaquim Pina Queirós, coordenador destes mestrados.

Adotar como estratégia uma abordagem de investigação, desempenhar um papel ativo na implementação dos processos de mudança, coordenar atividades e cuidados de saúde, supervisionar e treinar os pares, gerir recursos e conhecimentos e utilizar os sistemas de informação em saúde são atitudes e competências esperadas dos futuros mestres em Enfermagem, nas áreas de “Gestão de Unidades de Cuidados” e de “Supervisão Clínica”.

Para estes mestrados em Enfermagem, que têm a duração de três semestres, foram reservadas 60 vagas, 30 por área de especialização. O período de candidaturas decorre até ao dia 29 de janeiro de 2016.

Os termos e requisitos de candidatura podem ser conhecidos através da leitura dos editais que constam na página Web da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em www.esenfc.pt.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE