Portugal
Energia: Covid-19: Governo prolonga tarifa garantida a eletroprodutores que usam resíduos urbanos

O Governo prolongou durante dois meses a tarifa garantida aos eletroprodutores que usam resíduos urbanos, de acordo com uma portaria hoje publicada em Diário da República.

Ministro do Ambiente e da Transição Energética. Arquivo
Numa nota, o Ministério do Ambiente e Ação Climática explicou que “decidiu prolongar por mais dois meses a tarifa, no regime de remuneração garantida, aplicável aos centros eletroprodutores que utilizam resíduos urbanos para a produção e o fornecimento de energia elétrica à rede elétrica de serviço público”.
Essa decisão “deve-se à situação de pandemia internacional e às declarações do estado de emergência e das situações de calamidade e situação de alerta e contingência que provocaram constrangimentos às entidades públicas, privadas e aos cidadãos e que obrigam à adoção de medidas excecionais, como a suspensão dos prazos de caducidade dos processos administrativos”, referiu o Governo.
PUBLICIDADE
A tutela recordou que, a situação “excecional” constitui “causa de suspensão dos prazos de prescrição e de caducidade relativos a todos os tipos de processos e procedimentos”, prevalecendo este regime sobre quaisquer outros “que estabeleçam prazos máximos imperativos de prescrição ou caducidade, sendo os mesmos alargados pelo período de tempo em que vigorar a situação excecional”, indicou o Governo, citando legislação aprovada neste sentido.
“Assim, este regime, que vigora há mais de 15 anos, tinha duração prevista até 14 de agosto sendo, assim, prolongado até 14 de outubro”, referiu o Ministério.
O Governo destacou ainda que “está a construir um modelo que vá preparando a entrada destes centros produtores no mercado, fazendo depender eventuais bonificações de ganhos de eficiência dos sistemas de tratamento. Este regime terá de ser aprovado pela União Europeia”.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.