Vamos
Encontro do Medronho e do Medronheiro: Uma “festa” na Pampilhosa da Serra para valorizar um fruto com (muito) potencial
A empresa Lenda de Beira, sediada em Pampilhosa da Serra, juntou cerca de 180 produtores, investigadores, comerciantes e entusiastas no VII Encontro do Medronho e do Medronheiro, que se realizou no passado domingo.
José Martins, fundador e gerente da Lenda da Beira, salientou a “adesão muito boa” da iniciativa que este ano decorreu sob o mote “Nutrição e Fertilização”, destacando que “há cada vez mais interesse por esta cultura” e que “as pessoas começam a ter a perceção de que é preciso trabalhar em parceria”.
Dando como o exemplo a presença da Adega Cooperativa da Lourinhã, José Martins, frisou que este encontro é uma “festa onde se fala e divulga a aguardente”, mobilizando produtores de medronho e interessados de todo o país que “vêm aprender, partilhar experiências e explorar as potencialidades” deste tipo de plantação e respetiva utilização do fruto.
PUBLICIDADE
Rosinda Leonor Pato, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Joaquim Sousa, da Compo Expert e João Dias da Cooperativa Portuguesa de Medronho, foram responsáveis pelas apresentações realizadas na conferência, que encerrou um programa marcado pela visita à plantação de medronheiro na aldeia de Signo Samo, a visita à destilaria Lenda da Beira e ainda um almoço-convívio.
O VII Encontro do Medronho e do Medronheiro contou com o apoio da ESAC, do Município de Pampilhosa da Serra, da Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.
Recorde-se que a Lenda da Beira, fundada em 2011, dedica-se à produção e comercialização de medronho, aguardente de medronho e outros produtos, abrangendo todas as fases – desde o tratamento dos solos e dos pomares até à colheita e transformação dos frutos. Ao longo dos últimos anos a empresa tem vindo a afirmar-se como uma referência e “embaixadora” regional do medronho e do medronheiro, mobilizando produtores locais e incentivando à investigação, inovação e descoberta de novos mercados e aplicações para este fruto.
Related Images:
PUBLICIDADE