Uma vasta rede criminosa dedicada à revenda ilegal de automóveis usados foi recentemente desmantelada pelas autoridades da Lituânia e da Alemanha, após uma investigação que revelou o esquema de importação e comercialização de carros oriundos dos Estados Unidos e Canadá.
Estima-se que o grupo tenha colocado no mercado europeu mais de 16.000 veículos, com Portugal a ser um dos destinos de venda.
Inicialmente investigado por evasão fiscal, o caso ganhou novas proporções quando se descobriu que os carros importados eram submetidos a reparações precárias. Em vez de airbags, alguns destes veículos tinham pedaços de tecido ou até roupa a cobrir os locais onde deveriam estar os dispositivos de segurança, como se pode ler no Notícias ao Minuto.
PUBLICIDADE
De acordo com informações da carVertical, vários dos automóveis afetados já foram retirados de circulação na Alemanha, mas as autoridades ainda não sabem quantos destes veículos permanecem em circulação nas estradas. A rede criminosa operava em vários países, incluindo Alemanha, Lituânia, Letónia, Estónia, Roménia, Hungria, Ucrânia, Portugal, Países Baixos e Bélgica.
Este desmantelamento sublinha a importância da fiscalização rigorosa sobre a importação de veículos e a necessidade de garantir que os carros à venda na Europa cumpram os requisitos de segurança e normas regulamentares.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE