Mundo

Encontrada estrada misteriosa no fundo do Oceano

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 dias atrás em 24-03-2025

Uma descoberta fascinante no fundo do Oceano Pacífico está a intrigar os cientistas. Durante uma expedição em 2022, investigadores a bordo do navio Nautilus identificaram uma formação geológica que se assemelha a uma estrada de tijolos amarelos, situada a mais de 3.000 metros de profundidade, a norte do Havai.

A estrutura incomum foi encontrada no cume Liliʻuokalani, dentro do Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea (PMNM), uma das maiores áreas protegidas do mundo, da qual apenas 3% foi explorada até agora. Durante a transmissão ao vivo da expedição, a equipa ficou surpreendida com a aparência seca e fragmentada do fundo oceânico, comparando-a a uma “crosta cozida pronta a ser descascada”.

PUBLICIDADE

publicidade

O momento foi registado em vídeo, e as reações da equipa foram imediatas: “Isto é a estrada para Atlântida!”, brincou um dos investigadores, enquanto outro sugeriu que se parecia com a icónica estrada de tijolos amarelos.

PUBLICIDADE

Apesar da semelhança com uma estrutura artificial, os cientistas acreditam que a formação tem origem natural, possivelmente resultado de processos vulcânicos e geológicos ao longo de milhões de anos. A descoberta reforça a importância da exploração dos oceanos, revelando paisagens surpreendentes ainda desconhecidas pelo ser humano, como se pode ler no ZAP.

E o mais curioso? Qualquer pessoa pode acompanhar as expedições do Nautilus ao vivo, testemunhando em tempo real as maravilhas ocultas nas profundezas do oceano.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE