Economia

Empresa de Coimbra conquista prémio no Japão com projeto de simulação médica

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 13-11-2019

Um projeto português de simulação médica designado Body Interact venceu hoje o prémio “eLearning Initiative Japan Chairman’s Award”, atribuído pelo Imperador do Japão, Naruhito, anunciou a empresa de Coimbra Take the Wind, criadora do simulador.

“Receber este prémio é uma honra e tem um sabor especial pelo grau elevado de exigência e critério que as organizações governamentais japonesas colocam em tudo o que fazem”, disse Pedro Pinto, administrador da Take the Wind, que recebeu o galardão em Tóquio, Japão.

PUBLICIDADE

Utilizado em mais de 40 países, o Simulador português de Pacientes Virtuais Body Interact tem como função replicar os desafios clínicos dos atuais e futuros profissionais de saúde num ambiente virtual e seguro, permitindo treinar o raciocínio clínico.

“Ao trabalhar o raciocínio clínico e a tomada de decisão, o Body Interact apresenta-se como uma ferramenta de ensino e aprendizagem que permite às instituições de ensino e de prestação de cuidados de Saúde o treino sistemático de abordagem de um paciente, desde o diagnóstico ao tratamento”, refere a Take the Wind.

O algoritmo fisiológico desenvolvido pela Take the Wind através de Inteligência Artificial permite que os pacientes virtuais repliquem um ambiente real seguro, que procure reduzir o erro médico, tendo também em vista o aumento da segurança do paciente, garante a empresa.

O projeto Body Interact, que ambiciona “sincronizar o sistema educativo com o crescimento exponencial da população”, já tinha sido considerado em março um dos melhores do mundo na sua área pelo evento internacional World Summit Awards (WSA), iniciativa promovida pela ONU.

Fundada em 2008, em Coimbra, no âmbito da incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes, a Take the Wind é uma empresa de ‘sofware’ para treino e simulação médica, com presença em mais de 40 países.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE