Região

Emoção no último adeus a Mário Pereira Gonçalves em Arganil (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-12-2022

O funeral de Mário Pereira Gonçalves, antigo presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e sócio-gerente da pastelaria Versailles, que morreu na quinta-feira aos 83 anos, realizou-se na tarde desta sexta-feira, 30 de dezembro, em Teixeira, Arganil.

PUBLICIDADE

A urna, coberta com as bandeiras de Portugal e de Arganil, chegou já passava das 15:00, seguindo para a Igreja Matriz desta localidade. Após a missa, realizou-se o cortejo fúnebre até ao cemitério de Teixeira.

Dois carros cheios de flores, lágrimas e palavras sentidas a recordar uma figura de Portugal e do concelho foram ouvidas ao longo de toda a tarde.

PUBLICIDADE

publicidade

“Um homem bom que foi capaz de levar Arganil aos mais altos lugares que se possam imaginar”, começou por dizer Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, acrescentando que o comendador era “um homem extraordinariamente simples, humilde e amigo”.

Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP recorda este arganilense com saudade, frisando que “era um ser humano ímpar”.

Mário Pereira Gonçalves deixou Arganil “com 13 anos”, recordou o presidente da Câmara Municipal.

Luís Paulo Costa lembra ” a ligação permanente” que  o sócio-gerente da pastelaria Versailles teve com o concelho. “Nunca esqueceu Arganil”, reforça o autarca.

O antigo presidente da AHRESP morreu esta quinta-feira aos 83 anos.

O empresário nasceu em 1939 em Porto Castanheiro, Arganil, onde começou a sua carreira nos serviços florestais.

Com 13 anos foi trabalhar para o setor das frutas em Lisboa e dois anos mais tarde iniciou o seu percurso na restauração, em particular na pastelaria.

Aos 23 anos comprou o seu primeiro estabelecimento -o Brasil Bar -, na Avenida de Roma, em Lisboa.

Mário Pereira Gonçalves foi sócio-gerente da pastelaria Versailles, em Lisboa, e presidiu à AHRESP durante quatro décadas. O empresário também foi responsável pela fundação do Centro de Formação para o Setor Alimentar (CFPSA).

Em dezembro deste ano, foi distinguido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a ordem do Infante D. Henrique.

Mário Pereira Gonçalves também já tinha recebido a medalha de mérito comercial, entregue pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Em 2000, tinha recebido o grau de comendador pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

Em 2016, Mário Pereira Gonçalves foi agraciado com a Medalha de Ouro do Concelho de Arganil.

No mesmo ano, venceu o prémio carreira, atribuído pelo Prémio Nacional de Turismo.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE