Região
Emoção no último adeus a Mário Pereira Gonçalves em Arganil (com vídeos)
O funeral de Mário Pereira Gonçalves, antigo presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e sócio-gerente da pastelaria Versailles, que morreu na quinta-feira aos 83 anos, realizou-se na tarde desta sexta-feira, 30 de dezembro, em Teixeira, Arganil.
PUBLICIDADE
A urna, coberta com as bandeiras de Portugal e de Arganil, chegou já passava das 15:00, seguindo para a Igreja Matriz desta localidade. Após a missa, realizou-se o cortejo fúnebre até ao cemitério de Teixeira.
Dois carros cheios de flores, lágrimas e palavras sentidas a recordar uma figura de Portugal e do concelho foram ouvidas ao longo de toda a tarde.
“Um homem bom que foi capaz de levar Arganil aos mais altos lugares que se possam imaginar”, começou por dizer Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, acrescentando que o comendador era “um homem extraordinariamente simples, humilde e amigo”.
Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP recorda este arganilense com saudade, frisando que “era um ser humano ímpar”.
Mário Pereira Gonçalves deixou Arganil “com 13 anos”, recordou o presidente da Câmara Municipal.
Luís Paulo Costa lembra ” a ligação permanente” que o sócio-gerente da pastelaria Versailles teve com o concelho. “Nunca esqueceu Arganil”, reforça o autarca.
O antigo presidente da AHRESP morreu esta quinta-feira aos 83 anos.
O empresário nasceu em 1939 em Porto Castanheiro, Arganil, onde começou a sua carreira nos serviços florestais.
Com 13 anos foi trabalhar para o setor das frutas em Lisboa e dois anos mais tarde iniciou o seu percurso na restauração, em particular na pastelaria.
Aos 23 anos comprou o seu primeiro estabelecimento -o Brasil Bar -, na Avenida de Roma, em Lisboa.
Mário Pereira Gonçalves foi sócio-gerente da pastelaria Versailles, em Lisboa, e presidiu à AHRESP durante quatro décadas. O empresário também foi responsável pela fundação do Centro de Formação para o Setor Alimentar (CFPSA).
Em dezembro deste ano, foi distinguido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a ordem do Infante D. Henrique.
Mário Pereira Gonçalves também já tinha recebido a medalha de mérito comercial, entregue pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
Em 2000, tinha recebido o grau de comendador pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.
Em 2016, Mário Pereira Gonçalves foi agraciado com a Medalha de Ouro do Concelho de Arganil.
No mesmo ano, venceu o prémio carreira, atribuído pelo Prémio Nacional de Turismo.
Veja os diretos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE