Primeira Página

Em Góis há uma árvore de Natal com sete metros de altura e feita por mais de 200 pessoas

António Alves | 5 meses atrás em 01-12-2024

O Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, em Góis, ganhou sábado, 30 de novembro, uma atração extra.

O projeto nasceu no “Clube da Malha” que reúne semanalmente na vila. “Depois das férias, fiz uma pesquisa e encontrei algumas imagens de árvores de Natal feitas de croché. Numa das reuniões, pus a ideia em cima da mesa e rapidamente toda a gente aceitou o desafio de fazer uma árvore desse género em Góis”, explicou ao Notícias Dominique Brito.

PUBLICIDADE

publicidade

Como estavam a dois meses do Natal, havia que “dar ao dedo” para conseguir cumprir o objetivo. Rapidamente, chegou-se à conclusão que este projeto não poderia ficar apenas no clube que se reunia semanalmente à volta do croché.

PUBLICIDADE

Foi lançado o desafio à comunidade que, em pouco tempo, respondeu afirmativamente. “A comunidade abraçou a iniciativa de modo fantástico. Foram todos fantásticos”, recordou a coordenadora do projeto.

Isso levou à criação de outros grupos que, nas últimas semanas, “trabalhou todos os dias”. Um deles teve origem “em pessoas que ainda estão no ativo, portanto, só poderiam ajudar se fosse à noite”. “Chama-se Costuras à Noite e pretendeu juntar a comunidade mais jovem”, referiu Dominique Brito.

É então que surge a Árvore de Natal Comunitária. Tem sete metros de altura e é composta por 1.317 quadrados de 20 centímetros de pontos como tricô, macramé e amigurumi, entre outros.

Ao todo, participaram no projeto 228 pessoas que fizeram quadrados a mais, o que levou a tivessem sido espalhados pela árvore, corrimões, presépio, moldura e bancos daquele largo.

Veja o Direto NDC onde se mostra a árvore comunitária

Para além da realização dos quadrados, foram também envolvidas no projeto os utentes do Polo de Góis da ARCIL e as crianças do ATL, do Jardim de Infância e do Centro Social Rocha Barros que tiveram a responsabilidade de realizar os pompons colocados na base da árvore.

Em frente à árvore de Natal foi instalada uma moldura que serve de “photopoint” para as redes sociais e onde, para além dos quadrados a mais, foram colocados “flocos de neve, realizados por um idoso do Centro Social Rocha Barros que passa tardes a fazer aqueles flocos e que orgulhosamente nós decidimos exibi-los naquela estrutura”.

“Esta é claramente uma imagem do que nós podemos guardar do que é o Natal. Para além de envolver a comunidade, foi feita com muito amor”, frisou a coordenadora.

A árvore vai ficar instalada naquele largo até ao mês de janeiro e pode ser visitada diariamente.

Veja o Direto NDC com Dominique Brito

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE