Coimbra

Elevador avariado no novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães. E só abriu há 7 meses…

António Alves | 6 horas atrás em 21-10-2024

A avaria de um dos elevadores do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães em Coimbra está a colocar em causa a mobilidade dos utentes que “não têm condições de subir as escadas e/ou até mesmo têm mobilidade reduzida”.

PUBLICIDADE

Rosa Cruz, vereadora socialista, lançou o alerta na reunião de segunda-feira do executivo municipal.

Na sua intervenção, a autarca refere que a presente situação obriga “as equipas médicas a deslocarem-se ao piso 0 (USF) e aí fazer o atendimento em condições diferentes das que têm nos gabinetes com finalidade de consultório”.

PUBLICIDADE

publicidade

A vereadora Ana Bastos respondeu a esta questão, lembrando que o elevador está parado “por uma questão de manutenção”. Dirigindo-se à vereadora da oposição, disse que o equipamento está em período de garantia e, como tal, “a questão está em fase de resolução”.

Recorde-se que o novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães abriu aos utentes no passado dia 1 de abril. Uma abertura elogiada na altura pelos utentes, depois de ter funcionado durante alguns anos num espaço sem o mínimo de condições para o desempenho das suas funções e para o conforto dos utentes.

consignação das obras teve lugar a 28 de setembro de 2020 e, na altura, foi dito que o novo edifício estaria pronto ano e meio depois.

Até que, em janeiro de 2023, a Administração Regional da Saúde do Centro (ARSC) informou que “o Centro de Saúde da Fernão de Magalhães, em Coimbra, sofreu um atraso resultante de um conjunto diversificado de fatores, que, encadeados, fizeram derrapar a obra em cerca de nove meses”.

Para além da derrapagem, a conjuntura, nomeadamente o aumento dos custos de mão-de-obra e de materiais, levou a um incremento “no custo na obra em curso”, que está estimado em cerca de 550 mil euros.

Em outubro de 2023, e através de nota de imprensa, a ARSC avançou com a possibilidade de o equipamento entrar em funcionamento “até ao final do ano” de 2023.

Até que, a 8 de janeiro deste ano e após uma visita ao novo espaço, o Ministro da Saúde Manuel Pizarro apontava a abertura até ao final de março.

“Acho que não é excesso de otimismo acreditarmos que o novo centro de saúde poderá abrir ainda em fevereiro deste ano”, frisou, na altura, o governante.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE