MOBILIDADE

 Eletrizante em cada versão: O Novo Opel Grandland

Notícias de Coimbra | 6 dias atrás em 21-03-2025

O Novo Opel Grandland já está disponível no seu concessionário. Desde o início, o Novo SUV topo de gama “Fabricado na Alemanha” pode ser encomendado com uma escolha de três motorizações eletrificadas, sendo o recém-chegado modelo o primeiro Opel baseado na plataforma STLA Medium, nativa para veículos elétricos a bateria (BEV).

Os clientes podem, assim, encomendar o novo Grandland Hybrid com tecnologia de 48 Volts a partir de 36 100 euros (PRVP). Em alternativa, os preços da versão híbrida plug-in com 143 kW (195 cv) de potência e 350 Nm de binário máximo começam em 43 850 euros (PRVP). E o Grandland Electric está atualmente disponível a partir de 45 050 euros (PRVP).

PUBLICIDADE

publicidade

Uma caracteristica comum a todas as versões do Grandland: todas oferecem inúmeras tecnologias inovadoras, funcionalidades inteligentes e soluções sustentáveis, juntamente com um visual deslumbrante graças ao novo Vizor 3D com o emblema Blitz iluminado (versão GS). Com a apresentação do revolucionário e inovador Opel Experimental, a Opel ilustrou o caminho da marca para o futuro – o novo Opel Grandland já torna muitas inovações visionárias uma realidade.

PUBLICIDADE

Elegante e dinâmico, espaçoso e versátil, com um portefólio de motorizações totalmente eletrificadas – pontos fortes que já convenceram os especialistas e garantiram que o recém-chegado foi nomeado “Melhor automóvel até aos 50.000 euros” nos prémios “Volante de Ouro 2024”. O Opel Vizor 3D com o logótipo Blitz iluminado, orgulhosamente colocado ao centro da viatura, atrai imediatamente o olhar, enquanto a inscrição “OPEL” permanentemente iluminada na traseira deixa uma declaração clara.

Os destaques visuais sublinham a postura impressionante do maior SUV da gama Opel. A nova geração do Grandland tem um comprimento de 4,65 metros, uma largura de cerca de 1,93 metros e uma altura de 1,66 metros. Isso torna o Novo Grandland 173 milímetros mais comprido, 36 milímetros mais alto e 49 milímetros mais largo do que o seu antecessor. Este aumento de dimensões beneficia tanto os passageiros como a capacidade da bagageira. A distância entre eixos de 2795 milímetros e a porta da bagageira com uma inclinação acentuada aumentam o espaço disponível. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, permitindo, assim, criar um volume de carga de até 1.645 litros, independentemente da motorização escolhida.

No habitáculo, o ecrã central de 10 ou 16 polegadas, ligeiramente orientado para o condutor e a consola central elevada, geram uma sensação desportiva. Atrás do volante, um painel de instrumentos totalmente digital e discreto fornece informações essenciais, permitindo que o condutor se concentre no prazer de conduzir e, em combinação com o Head-Up Display Intelli-HUD, evite a necessidade de tirar os olhos da estrada. Dependendo da versão, os condutores têm também a opção de ativar o Modo Pure. Este modo reduz o conteúdo no painel de instrumentos e no ecrã central, garantindo ainda menos distração ao conduzir à noite ou em velocidades mais altas. Na tradição típica da Opel, configurações frequentemente utilizadas como o controlo da climatização, também podem ser operadas intuitivamente através de alguns botões de fácil acesso.

Os bancos ergonómicos com almofadas laterais reguláveis individualmente, certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR), também garantem um prazer de condução puro e, acima de tudo, relaxado. A funcionalidade ergonómica patenteada Intelli-Seat é de série em todos os bancos dianteiros. Uma depressão especial no meio do banco reduz a pressão sobre o cóccix. E, fiel à abordagem “Greenovation” da Opel, 100% dos tecidos e revestimentos do interior são feitos de materiais com conteúdo reciclado.

Soluções práticas e inovadoras, como a Pixel Box translúcida e iluminada, de série consoante o nível de equipamento, também tornam a viagem mais agradável. O carregador de smartphone sem fios está localizado atrás do vidro, para que os dispositivos possam ser carregados enquanto são guardados em segurança e permanecem visíveis. Este último também ajuda a garantir que os smartphones não são esquecidos no veículo quando se sai do Grandland. Os compartimentos de arrumação, como as bolsas para telemóvel nos encostos dos bancos dianteiros ou a grande arrumação sob a consola central, que também acomoda uma tomada de 12V, representam mais um espaço de arrumação inteligente.

Além disso, o Novo SUV topo de gama da Opel está equipado com uma vasta gama de sistemas de assistência à condução, incluindo o Cruise Control Automático com função Stop & Go, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Adaptação Inteligente da Velocidade e Travagem In Crash. O estacionamento e as manobras são também facilitados pelos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, pela câmara de visão traseira com função de limpeza automática e a câmara Intelli-Vision de 360 graus.

Os faróis Intelli-Lux HD sem encandeamento, que pela primeira vez no novo Grandland conta com mais de 50.000 elementos Led, aumentam a segurança ao conduzir no escuro. Dependendo da situação do tráfego, a câmara deteta os utilizadores da estrada à frente e o tráfego em sentido contrário, fazendo com que a iluminação Intelli-Lux HD se ajuste ainda mais rapidamente e com maior precisão do que as anteriores tecnologias de iluminação do tipo matricial. Ao mesmo tempo, todas as funções automáticas da iluminação Intelli-Lux foram melhoradas e levadas a um novo nível. O cone de luz à frente do veículo pode ser ajustado digitalmente através dos mais de 50.000 pixéis, orientando intuitivamente a perspetiva do condutor ao longo da estrada nas curvas. Para além do ajuste digital do cone de luz, dependendo do ângulo de viragem, é ativado um módulo de luz adicional no lado correspondente do veículo, iluminando ainda melhor o lado da estrada e evita assim os chamados “buracos negros” nas curvas. No modo de mau tempo ou nevoeiro, o sistema Intelli-Lux HD tem em conta o possível efeito de encandeamento causado por ruas molhadas pela chuva e ajusta a intensidade da luz em conformidade, de modo a reduzir este efeito para o tráfego em sentido contrário.

Além disso, a tecnologia de iluminação de alta resolução protege também os olhos do condutor do Novo Grandland. O sistema reconhece os sinais de trânsito que surgem na estrada e reduz a intensidade dos LEDs para que o reflexo dos sinais não encadeie o condutor.

A Opel demonstra a sua abordagem “Greenovation” utilizando materiais reciclados no interior, eliminando o uso de cromados e oferecendo exclusivamente motorizações eletrificadas. Esta abordagem não só beneficia o clima, como também melhora o desempenho de condução do Novo Grandland – o primeiro Opel a beneficiar da plataforma Stellantis STLA Medium, nativa para propostas veículos elétricos a bateria (BEV). Com uma bateria de 73 kWh, o Grandland Electric pode percorrer até 523 Km (WLTP) entre carregamentos. A versão Grandland Electric GS estará disponível com uma bateria de 82 kWh, aumentando a autonomia para até 585 Km (WLTP). Em breve, uma bateria de 97 kWh permitirá cobrir até cerca de 700 quilómetros (WLTP) com zero emissões locais. Quando for necessário recarregar, o Grandland pode ser carregado com até 160 kW, levando menos de 30 minutos para atingir 80% da capacidade da bateria numa estação pública de carregamento rápido.

Em alternativa, os clientes podem optar pelo Grandland Hybrid com tecnologia de 48 Volts ou o Hybrid Plug-In com uma potência combinada de 143 kW (195 cv) e 350 Nm de binário máximo. Independentemente da motorização escolhida, o Grandland combina sempre uma condução dinâmica e confortável.

O Novo Grandland é o primeiro Opel baseado na plataforma STLA Medium da Stellantis.
Para condutores parcialmente elétricos: Grandland Plug-in Hybrid com potência combinada de 143 kW (195 cv), 350 Nm de binário máximo e até 87 quilómetros de autonomia elétrica (WLTP).

Liberdade elétrica: A nova arquitetura permite um conjunto de baterias particularmente plano, suportando baterias até 97 kWh e até cerca de 700 quilómetros de autonomia sem emissões locais (WLTP).

Seleção eletrificada: Além da motorização híbrida plug-in e elétrica a bateria, o Grandland também está disponível como híbrido com tecnologia de 48 Volts.

Direto e confortável: Chassis de topo com tecnologia Frequency Selective Damping (Amortecimento Seletivo Frequencial).

O novo Opel Grandland impressiona pelo seu design desportivo e elegante, incluindo uma assinatura de iluminação inovadora, soluções inteligentes, espaço em abundância e tecnologias revolucionárias. Isto inclui as motorizações totalmente eletrificadas e a tecnologia de chassis utilizada no Novo SUV de topo “Made in Germany”.

Os clientes podem escolher entre três alternativas de motorização: o Grandland Electric que oferece diversão de condução sem emissões locais e uma autonomia de até 523 Km (WLTP) ou 582 Km (WLTP); o recém-chegado Grandland Hybrid Plug-in, uma opção híbrida robusta e o Grandland Hybrid, um híbrido eficiente com tecnologia de 48 Volts. Em cada caso, estas motorizações são combinadas com um chassis de topo. A plataforma STLA Medium da Stellantis torna tudo isso possível. O novo Grandland é o primeiro Opel a beneficiar desta plataforma.

A plataforma Stellantis STLA Medium foi concebida especificamente para veículos elétricos. Com esta arquitetura, a Opel está a tornar a mobilidade eletrica ainda mais atrativa, mais adequada à utilização diária e mais eficiente. A nova plataforma oferece muitas vantagens, nomeadamente a utilização de um conjunto de baterias particularmente plano. Com 1.932 x 1.480 milímetros, aproveita ao máximo o comprimento e a largura do novo Grandland e tem apenas 245 milímetros de altura. O design extremamente rígido, combinado com o chassis inovador, garante uma estabilidade de condução notavelmente elevada e o fluxo de ar sob o veículo é otimizado graças ao design plano do piso inferior.

O novo Grandland Electric – que utiliza uma bateria de tração de 400 Volts – já está disponível para encomenda com uma bateria de 73 kWhe uma autonomia de até 523 Km (WLTP) ou com uma bateria de 82 kWh e uma autonomia de até 582 quilómetros (WLTP). Em ambos os casos, a motorização elétrica oferece 157 kW (213 cv) e 345 Nm de binário máximo. Isto permite ao Grandland Electric acelerar até aos 100 km/h em 9 segundos, sendo possíveis velocidades máximas até aos 170 km/h.

Ao mesmo tempo, a plataforma STLA Medium foi concebida para acomodar baterias com uma capacidade de até 97 kWh. Juntamente com o potente e eficiente motor elétrico de nova geração, bem como com outros dispositivos de poupança de energia, como a bomba de calor (em opção), será possível, no futuro, uma autonomia sem emissões locais de até cerca de 700 Km (WLTP).

Com a travagem regenerativa, a energia pode ser recuperada através de três modos diferentes, tornando o Grandland Electric ainda mais eficiente. E quando o SUV topo de gama precisa de ser recarregado, apenas é necessária uma pequena pausa: o novo Grandland Electric oferece a opção de carregamento com até 160 kW de corrente contínua. Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários menos de 30 minutos para carregar até 80% da capacidade da bateria.

A Opel também se preocupa com os clientes que ainda não pretendem conduzir um veículo totalmente elétrico. Embora a plataforma STLA Medium esteja otimizada para automóveis eléctricos, também pode acomodar outras motorizações. O novo Grandland Plug-in Hybrid oferece uma autonomia sem emissões locais de até 87 Km (WLTP). Com uma potência máxima combinada de 143 kW (195 cv) e 350 Nm de binário máximo, em combinação com a transmissão eletrificada de dupla embraiagem de sete velocidades, é garantido um grande prazer de condução. Com tração dianteira, cumpre dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos, sendo possível atingir uma velocidade máxima de 220 km/h.

No entanto, o Grandland Plug-in Hybrid não é apenas um SUV desportivo topo de gama, é também um veículo para o dia a dia. Com a combinação de um motor turbo a gasolina de 1,6 litros com injeção direta de 110 kW (150) cv e um motor elétrico de 92 kW (125) cv, o Grandland pode ter uma capacidade de reboque de até 1.500 quilogramas. Esta proposta híbrida plug-in também demonstra os seus pontos fortes em termos de recuperação de energia e eficiência de travagem. O motor elétrico torna-se um gerador durante as fases de ultrapassagem e converte a energia de travagem em eletricidade. Ao mesmo tempo, o veículo abranda automaticamente em descidas ligeiras e a bateria de 17,9 kWh é carregada. Assim, o Grandland Plug-in Hybrid pode percorrer até cerca de 900 Km (WLTP) com um único depósito de combustível e carga de bateria, graças ao seu eficiente conjunto propulsor.

E para os clientes que pretendem uma condução eletrificada, mas não querem alterar os seus hábitos de condução e operação, a Opel oferece o Novo Grandland com tecnologia híbrida de 48 Volts. Um sistema compacto, que combina um motor a gasolina turbo de 1,2 litros de 100 kW (136 cv), com um motor elétrico de 21 kW (28 cv) e uma caixa de velocidade de dupla embraiagem eletrificada de seis velocidades, proporcionando diversas vantagens como uma solução de condução inteligente e económica para o uso diário.

A versão Hybrid pode reduzir os consumos de combustível e as emissões de CO2 em comparação com um veículo de combustão equivalente, enquanto aumenta o conforto de condução. Na condução diária na cidade e nas estradas rurais, os motores a gasolina e elétrico trabalham em conjunto ou separadamente, dependendo das necessidades, mas sempre em perfeita harmonia com o consumo de energia e o desempenho. O motor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de um ponto de paragem. E a baixas velocidades, também permite uma condução totalmente elétrica até um quilómetro de cada vez ou até 50% do tempo na cidade – por exemplo, ao manobrar.

Quando o Grandland Hybrid abranda a velocidades mais elevadas e o motor a gasolina se desliga, o motor elétrico funciona como um gerador para carregar a bateria de 48 Volts do sistema híbrido. Dependendo das suas preferências, os condutores de veículos híbridos podem também escolher entre os três modos de condução Eco (para um funcionamento particularmente eficiente), Normal e Sport.

Independentemente da variante de condução eletrificada, o novo Grandland combina sempre um prazer de condução dinâmico e confortável. Isto já é assegurado pela plataforma STLA Medium, que permite uma distância entre eixos de 2.795 milímetros no Grandland. Isto aumenta o espaço no compartimento dos passageiros e, ao mesmo tempo, assegura uma maior estabilidade de condução. A coordenação específica de molas, estabilizadores, direção e ESP sublinha as caraterísticas Opel do chassis e do comportamento de condução do novo Grandland.

O chassis com tecnologia Frequency Selective Damping (Amortecimento Seletivo Frequencial) – de série nas versões Grandland Electric e Grandland Plug-in Hybrid – garante o mais alto nível de prazer de condução individual. Utilizando uma válvula adicional e um segundo circuito de óleo no amortecedor, esta tecnologia única permite diferentes características de amortecimento dependendo da situação, das condições da estrada e do estilo de condução. Proporciona um deslizar confortável em situações com altas frequências de solicitação – ou seja, com impactos de onda curta, como em paralelepípedos – bem como uma condução desportiva e ambiciosa com um contacto mais direto com a estrada em baixas frequências. O Grandland reage de forma ainda mais imediata e direta a qualquer comando do condutor e, como é típico na Opel, mantém-se estável durante a travagem, em curvas e a altas velocidades na autoestrada.

Sendo o primeiro fabricante alemão com uma versão elétrica a bateria de cada modelo do seu portfólio, a Opel está a tornar a compra de um veículo elétrico fácil, acessível e, acima de tudo, sem preocupações. Os clientes que compram um veículo de passageiros elétrico a bateria (BEV), o novo Opel Grandland Electric, recebem agora inúmeros serviços adicionais. “Electric All In” é o nome da fórmula que torna a transição para a mobilidade elétrica uma tarefa fácil e a condução diária mais agradável. A oferta inclui serviços como uma eProWallbox Move para carregamento rápido em casa, o pack Opel Connect PLUS e oito anos de assistência de carregamento móvel, assistência em viagem e garantia da bateria. Tudo o que os clientes precisam de fazer é descarregar um passe digital online ou instore.

Os interessados em veículos elétricos analisam principalmente três questões: A autonomia elétrica é suficiente para as minhas necessidades? E quanto ao tempo de carregamento e às infraestruturas? Como é o serviço e a manutenção dos modelos elétricos? Com o pacote “Electric All In”, a Opel oferece a resposta certa e facilita a mudança para um modelo elétrico a bateria:

Carregamento facilitado: Para um carregamento rápido em casa, os clientes recebem uma EasyWallbox com inúmeras soluções inteligentes incluídas na compra de um veículo elétrico Opel. Graças à conetividade WiFi e Bluetooth, a wallbox pode ser controlada remotamente através de uma aplicação e o estado de carregamento pode ser verificado a qualquer momento. Quando o veículo elétrico precisa de ser recarregado em viagens mais longas, o Charging Pass incluído garante um carregamento sem problemas em mais de 850.000 pontos de carregamento públicos na Europa.

Conectividade: As chamadas de emergência e de assistência4 estão incluídas, assim como multiplos serviços Opel Connect PLUS. Estes serviços vão desde o e-Remote Control, que pode ser utilizado para verificar o estado de carregamento e o nível de bateria do veículo, ou programar o ar condicionado através da aplicação myOpel, as funções de controlo remoto, como trancar/destrancar as portas à distância ou acender as luzes, até à navegação em tempo real, com informações em tempo real sobre estações de carregamento, lugares de estacionamento, a app e-ROUTES e muito mais.

Segurança tranquilizadora: Os clientes também podem ficar tranquilos no que diz respeito à duração da bateria do seu veículo elétrico. A Opel oferece uma garantia de oito anos para a bateria do veículo. E se o veículo necessitar de carregamento móvel ou de assistência em viagem durante este período, a Opel também fornecerá apoio no local.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE