Portugal

Eles estão aí… Nova “praga” à vista? A ameaça silenciosa dos percevejos

Notícias de Coimbra | 25 minutos atrás em 26-11-2024

Eles escondem-se nos colchões e no mobiliário da cama. Dão muita comichão e dificuldade em dormir. Porém, são insetos sem grande perigo para a saúde, mas pode ficar a saber o que fazer caso seja picado.

O aparecimento não está relacionado com falta de higiene. Estes insetos podem aparecer em qualquer parte e desenvolvem-se em sítios onde as pessoas dormem, por isso, são chamados de percevejos de cama, descreve a DECO PROteste.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o dia escondem-se em colchões, estruturas de cama, mesas-de-cabeceira, atrás do papel de parede ou noutro tipo de objetos perto da cama.

Cientificamente chamados Cimex lectularius, são pequenos insetos achatados que se alimentam exclusivamente do sangue de pessoas e de animais, principalmente enquanto estes dormem.

Não são conhecidos por espalharem doenças. Podem causar perda de sono e comichão, que pode levar a arranhões, que aumentam as hipóteses de infeção cutânea secundária. A reação à picada de percevejos varia de pessoa para pessoa, desde uma total ausência de sintomas a uma pequena marca ou reação alérgica.

As marcas de picada surgem dois a vários dias após a picada inicial e são semelhantes às de um mosquito ou de uma pulga. Problemas de insónia ou ansiedade podem ser outras consequências de picadas de percevejos.

A melhor maneira de tratar uma picada de percevejo é evitar coçar a área, aplicar cremes ou loções anti-histamínicas ou tomar um anti-histamínico.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a autarquia de Guimarães teve que recorrer a uma empresa de desinfestação no final do verão devido a estes insetos, bem como miliares da GNR já foram atacados por percevejos.

Assim como em outubro de 2023, em Coimbra, surgiram relatos de uma possível praga. Um grupo de investigadores da FLOWer Lab – Centre for Functional Ecology, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, avançou na altura com uma campanha de sensibilização para os problemas causados por esta praga. Pode causar dificuldades em humanos e animais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE