Primeira Página

Eis os projetos vencedores do Concurso Inovação UC by Unidade Local de Saúde de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 18-12-2024

Os vencedores do Concurso de Projetos de Inovação UC by Unidade Local de Saúde de Coimbra foram anunciados no dia 18 de dezembro, durante uma cerimónia realizada na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Este concurso, promovido pela Universidade de Coimbra, através da UC Business – Divisão de Transferência de Tecnologia, em colaboração com a Unidade Local de Saúde de Coimbra, tem como objetivo identificar e valorizar ideias inovadoras nas áreas de Ciência de Dados, Engenharia e Gestão Industrial e Robótica.

PUBLICIDADE

Nesta primeira edição, cada um dos três projetos premiados recebeu um financiamento de 20 mil euros.
Os candidatos incluíam docentes, investigadores e estudantes da Universidade de Coimbra, envolvidos em atividades de investigação com invenções já patenteadas ou em processo de proteção de propriedade industrial.

O projeto TeleRehab-CP foi um dos selecionados. O “Sistema de Telemonitorização Baseado em Visão Computacional para Reabilitação Cardio-Pulmonar” (TeleRehab-CP) é uma solução inovadora que utiliza inteligência artificial (IA) e visão computacional para apoiar pacientes em programas de reabilitação cardíaca e pulmonar, realizados remotamente no conforto de suas casas. Este sistema aborda desafios relacionados à acessibilidade e continuidade dos cuidados pós-hospitalares, especialmente em áreas com recursos limitados, avançou o responsável Marco Simões.

Bio-Mind foi outro dos trabalhos que arrecadou o galardão. Esta ferramenta preditiva baseada em biomarcadores pretende agilizar o processo de diagnóstico nas consultas de neurologia, atuando como uma ferramenta de rastreio de primeira linha que encaminha os doentes para a clínica especializada em demência apenas quando necessário. Ao integrar biomarcadores de sangue periférico, avaliações neuropsicológicas curtas e dados demográficos, a ferramenta fornece um método minimamente invasivo e eficiente para avaliar o risco de doença de Alzheimer (DA) em fase precoce em doentes com queixas cognitivas. A responsável do projeto é Isabel Santana.

Coube a Denner Deda apresentar o outro projeto premiado nesta primeira edição. trata-se do HESGIS, que propõe a implementação pioneira de uma solução de gestão ESG em ambiente hospitalar, adaptando os European Sustainability Reporting Standards (ESRS) para o contexto específico da saúde.

A plataforma integra ciência de dados, inteligência artificial e engenharia de software para transformar a complexidade do ESG (Environmental, Social, and Governance) em um processo acessível, eficiente e orientado. A EXO, spin-off da Universidade de Coimbra, estabelece um modelo inovador de transferência de tecnologia para benefício direto da comunidade local.

A pró-reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes, destacou o elevado nível de qualidade das oito candidaturas submetidas.

Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Coimbra, salientou a importância de os hospitais universitários se adaptarem rapidamente às mudanças no sistema de saúde.

“Os hospitais universitários devem ser agentes facilitadores da transformação e não barreiras à inovação”, afirmou.

Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, enalteceu o impacto dos projetos vencedores e a capacidade da universidade em criar condições para beneficiar os seus estudantes, a comunidade e a sociedade em geral.

Com esta iniciativa, a Universidade de Coimbra reafirma o seu compromisso em promover a inovação e a transferência de tecnologia, contribuindo para soluções práticas e sustentáveis em áreas críticas como a saúde e a sustentabilidade.

Os projetos premiados demonstram como a investigação académica pode ter um impacto direto na resolução de desafios concretos da sociedade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE