Empresas

easyJet lança recolha a bordo para apoiar o apelo da UNICEF para suporte ao terramoto em Myanmar

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 09-04-2025

Na sequência dos terramotos devastadores em Myanmar, a easyJet está a lançar um apelo a bordo para ajudar a UNICEF a apoiar urgentemente milhões de crianças e as suas famílias em risco.

Desde o passado dia 5 de abril e até 6 de maio, milhões de clientes da easyJet que voam em 35 países vão poder fazer donativos a bordo em qualquer moeda.

PUBLICIDADE

publicidade

O terramoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Myanmar a 28 de março de 2025, com epicentro perto da cidade de Mandalay. Pouco depois, seguiu-se uma réplica de magnitude 6,4. Estes são os terramotos mais fortes que atingiram Myanmar desde 1912.

PUBLICIDADE

Até 5 de abril de 2025, mais de 1.700 pessoas terão morrido e mais de 3.400 terão ficado feridas, muitas das quais crianças.

Casas, escolas, hospitais e infraestruturas críticas sofreram danos graves, o que também deixou as comunidades sem eletricidade e sem ligação a rede móvel.

Muitas famílias, que já sobrevivem em condições frágeis, enfrentam agora dificuldades ainda maiores, com acesso limitado a água potável, cuidados de saúde e abrigo.

As crianças estão entre as mais afetadas – enfrentando riscos acrescidos de ferimentos, traumatismos, separação das famílias e mais perturbações na pouca estabilidade que muitas delas tinham.

As equipas da UNICEF estão situadas nas áreas mais afetadas, e trabalham 24 horas por dia com parceiros e comunidades locais para avaliar as necessidades e prestar assistência de emergência.

Ao fazer um donativo, os clientes da easyJet podem ajudar a fazer a diferença e apoiar a UNICEF e os seus parceiros a prestar apoio imediato e vital às crianças e famílias afetadas pelos terramotos – incluindo o acesso a água potável, cuidados médicos, proteção infantil, apoio psicossocial e educação de emergência.

A tripulação de cabina da easyJet irá recolher donativos durante o serviço de bordo, o que significa que os clientes podem facilmente fazer donativos ao mesmo tempo que fazem compras a bordo.

Michael Brown, diretor de Serviços de Cabina da easyJet, afirma que a “resposta humanitária da UNICEF em Myanmar, com equipas que trabalham 24 horas por dia para entregar abastecimentos, está a fazer um trabalho fundamental para apoiar crianças e famílias. Com milhares dos nossos voos a operar em toda a Europa nesta Páscoa, doar apenas o preço de uma chávena de chá a bordo pode ajudar a fazer a diferença e permitir que a UNICEF forneça bens que salvam vidas. Esperamos que, com o apoio da nossa dedicada tripulação, que recolhe os donativos de milhões de clientes que viajam durante a Páscoa, possamos ajudar a UNICEF a prestar um apoio que mude a vida das crianças e famílias afetadas pela devastação.”

Philip Goodwin, diretor executivo do Comité do Reino Unido para a UNICEF (UNICEF UK), refere que “os terramotos em Myanmar foram devastadores para as crianças e famílias, muitas das quais já viviam em situações de conflito, deslocação e privação. A UNICEF está em Myanmar a distribuir bens, mas precisamos de mais apoio para nos ajudar a continuar este trabalho vital. O financiamento de parceiros como a easyJet permite que as equipas de resposta a emergências da UNICEF continuem a fornecer recursos essenciais para ajudar a salvar e proteger as vidas de crianças e famílias. Gostaria de agradecer aos funcionários e clientes da easyJet pelo seu generoso apoio ao nosso trabalho em prol das crianças.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE