Saúde
É verdade que beber sumo de maracujá emagrece?
A receita está a ser partilhada no Facebook e no TikTok, mas os ingredientes são quase sempre os mesmos: maracujá, dois copos de água, uma colher de farinha de casca desta fruta e stevia como adoçante.
Segundo uma publicação, “a farinha da casca do maracujá é o ingrediente principal” deste “remédio caseiro”. Isto porque, segundo o autor, esta “parte da fruta é rica em pectina, uma fibra que bloqueia a gordura, diminui a absorção de hidratos de carbono e ainda proporciona a sensação de saciedade”.
Em várias publicações recomenda-se consumir este sumo “entre as refeições principais, para inibir o apetite para os pratos”. Mas existe algo científico para provar esta teoria?
É verdade que beber sumo de maracujá emagrece? A reposta é não. Por si só, beber este sumo de maracujá entre as refeições principais não emagrece. Quem o diz é Catarina Rodrigues, nutricionista e professora da NOVA Medical School (NMS), em declarações ao Viral.
A profissional explica que “a ideia de que o maracujá ajuda a emagrecer surgiu após a publicação de um estudo conduzido na Universidade de Campinas, no Brasil”.
Nesse estudo, esclarece a nutricionista, um grupo de 8 ratos foi alimentado com uma dieta rica em gordura, e o outro grupo, com o mesmo número de elementos, com uma dieta rica em gordura suplementada com farinha da casca do maracujá.
Os autores verificaram que os ratos que consumiram a farinha da casca do maracujá tiveram um ganho de peso e de massa gorda inferiores (menos 13,31% e 22,58%, respetivamente).
Além disso, verificou-se que “o consumo da farinha, ao longo de dez semanas, levou a uma diminuição da secreção de citocinas pró-inflamatórias – que contribuem para a inflamação crónica de baixo grau”, aponta.
Assim sendo, o estudo sugeriu que “este alimento tem a capacidade de diminuir a resposta inflamatória e a acumulação de gordura, podendo ser útil no tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas, como a diabetese a doença cardiovascular”.
Nesse sentido, Catarina Rodrigues refere que “a farinha da casca do maracujá é um alimento rico em fibra e em compostos fenólicos (antioxidantes), o que poderá explicar os resultados”.
No entanto, estes factos não permitem afirmar que beber sumo de maracujá, por si só, emagrece.
Assim sendo, “apesar de a farinha da casca do maracujá aparentar ter potenciais benefícios para a saúde, são necessários estudos em humanos que corroborem esta alegação”, completa.
Related Images:
PUBLICIDADE