Saúde
É seguro comer ostras?
Pode ter que haver uma preocupação maior com estes frutos do mar. Uma microbiologista partilha os riscos associados ao consumo de ostras ou qualquer marisco. Uma das preocupações é a bactéria encontrada em ambientes marinhos: o Vibrio vulnificus.
“Não pode dizer se uma ostra está contaminada com a bactéria só a olhar para ela”, refere.
PUBLICIDADE
A bactéria não muda o cheiro ou o sabor e aspeto da ostra parecer, o que torna difícil dizer que se foi exposto à bactéria até começar a sentir os sintomas.
“Quando consumida crua, o perigo é o mesmo. No entanto, o método de preparação para reduzir o risco é fundamental. Ostras cruas sempre vão apresentar um maior risco.
Se vai comer ostras, é importante ter em atenção a forma como o marisco foi preparado e a sua origem.
Há sempre um risco associado ao consumo de ostras. No entanto, prevenir as consequências pode começar com a preparação, sabendo de onde e reconhecer os sintomas de infeção: “desconforto gastrointestinal, febre, calafrios, cólicas, diarreia ou náusea após 48 horas após a ingestão”.
“A mortalidade é extremamente rara em indivíduos saudáveis, mas para indivíduos com certas condições médicas, pode causar efeitos colaterais graves”, refere o artigo do HuffPost.
Related Images:
PUBLICIDADE