Cidade
É picada de enfermeiro!
Novos enfermeiros da Região Centro recebem sexta-feira, dia 13, as suas cédulas profissionais, numa cerimónia a decorrer em Coimbra onde serão homenageados 120 que se aposentaram da Enfermagem.
A Cerimónia Reconhecimento Profissional e de Vinculação à Profissão é organizada pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE), e para ela foram convidados perto de 500 jovens licenciados.
A profissionalização destes jovens acontece num momento de dificuldades acrescidas no acesso ao emprego em Portugal, apesar de os cidadãos portugueses continuarem a necessitar de mais cuidados de Enfermagem.
“Efetivamente a população precisa de mais cuidados de Enfermagem do que aqueles a que tem acesso neste momento”, sublinha a Enfermeira Isabel Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Centro da OE.
Realça que essa mesma carência de profissionais de Enfermagem é constantemente notada nas Visitas de Acompanhamento do Exercício Profissional que a OE realiza, quer em instituições públicas, quer em privadas, em hospitais, centros de saúde ou lares.
Neste contexto ficam goradas ou adiadas as expetativas de famílias e jovens que investiram uma parte das suas vidas para cumprir o sonho de ter uma formação superior, de adquirir instrumentos que lhes permitissem entrar no mundo do trabalho.
A Enfermeira Isabel Oliveira critica ainda o facto de as condições oferecidas para o exercício da Enfermagem em Portugal serem comparativamente inferiores às de outros profissionais portadores de licenciatura e com carreiras equivalentes.
As carências de emprego e as condições oferecidas em Portugal têm levado muitos jovens Enfermeiros, e também alguns já com anos de profissão, a enveredar por uma carreira no estrangeiro.
“Isto implica alguma reflexão de quem está à frente dos destinos do país, se temos as pessoas no auge da sua força de trabalho a emigrar massivamente”, observa a Presidente do Conselho Diretivo Regional.
Na Cerimónia de Reconhecimento Profissional e de Vinculação à Profissão, a decorrer no dia 13 em Coimbra, pela primeira vez a Secção Regional do Centro (SRC) presta homenagem pública aos Enfermeiros que se aposentaram.
“Chegou o momento de também reconhecer aqueles que muito deram à profissão. Se neste momento temos a profissão como a temos, em termos de conhecimento científico, de grau académico, se temos uma Ordem Profissional há 15 anos, isso o devemos ao contributo destes Enfermeiros”, realça a Enfermeira Isabel Oliveira.
A Cerimónia de Reconhecimento Profissional e de Vinculação à Profissão está marcada para as 15 horas do dia 13 de setembro no Auditório da Bissaya Barreto – Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Bencanta, nos arredores de Coimbra. Será presidida pelo Senhor Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Germano Couto.
Related Images:
PUBLICIDADE