Economia
E o festival mais mediático é…
Chegou ao fim a Maratona dos Festivais de Verão Cision 2016 que revela qual o festival com maior impacto mediático entre setembro de 2015 e agosto de 2016 e o Rock in Rio é o grande vencedor. As 7.189 referências dos media nacionais feitas à marca RiR Lisboa, que ocorre oficialmente de 2 em 2 anos, em muito contribuíram para este resultado.
Na segunda posição da tabela segue-se de perto o NOS Alive, vencedor da Maratona 2015, e a fechar o pódio surge o festival Vodafone Paredes de Coura, que subiu uma posição relativamente a 2015. NOS Primavera Sound, MEO Sudoeste, MEO Marés Vivas e Super Bock Super Rock obtiveram desempenhos mediáticos próximos e ocupam os lugares seguintes do ranking.
Relativamente a 2015, o NOS Primavera Sound subiu duas posições, o MEO Sudoeste desceu duas, MEO Marés Vivas caiu uma posição e o Super Bock Super Rock desceu cinco posições, sendo a maior descida da tabela. O festival Sol da Caparica mantém a oitava posição, o EDP Cool Jazz desce de sétimo para nono classificado e, a finalizar o top 10, encontra-se o Sumol Summer Fest.
Festivais de Verão com impacto mediático superior a 120 milhões de euros
No período analisado, os 10 festivais de verão surgiram em mais de 29 mil notícias e reportagens nos meios de comunicação social nacionais, avaliadas em mais de 124 milhões de euros.
O aumento exponencial do potencial mediático do top 10 de festivais de verão, em 2016, deve-se fundamentalmente ao facto de este ser ano em que o Rock in Rio Lisboa sobe ao palco e pelo maior número de transmissões televisivas de concertos, nestes eventos.
Ainda, segundo dados da APORFEST, em 2016, Portugal regista o record de 243 festivais, com um total de mais de dois milhões de espetadores, onde surgem 61 novos festivais e que soma 22 festivais com naming sponsor.
Esta valorização vem sublinhar a capacidade dos festivais, em Portugal, gerarem potencial mediático para as diferentes marcas envolvidas.
A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do Verão.
O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.
O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado global do período de 1 de setembro de 2015 a agosto de 2016, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.
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