Coimbra
É de Coimbra e está na lista das 50 mulheres mais influentes de Portugal

Imagem: Revista Executiva
A jurista e governante Rita Júdice, natural de Coimbra, figura entre as 50 mulheres mais influentes de Portugal no ranking anual da revista Executiva.
Ocupando o 12.º lugar desta prestigiada lista, Rita Júdice destaca-se como uma das principais figuras do panorama político e institucional do país em 2024.
Rita Fragoso de Rhodes Alarcão Júdice de Abreu e Mota é advogada e política. Foi eleita deputada à Assembleia da República em 2024 pelo círculo eleitoral de Coimbra. É ministra da Justiça desde 2024, no XXIV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro.
PUBLICIDADE
A lista, que reconhece as personalidades femininas com maior impacto em áreas como a política, economia, ciência, cultura e comunicação, é liderada por Cláudia Azevedo, CEO do Grupo Sonae.
Nomes como Joana Vasconcelos (2º lugar), a pianista Maria João Pires em terceiro, a empresária Paula Amorim (4º) e a apresentadora Cristina Ferreira, que surge em quinto lugar, também constam na lista.
A lista de 2024 evidencia também a presença feminina nos setores da ciência e inovação. Figuras como Maria Manuel Mota, diretora do Instituto Gulbenkian de Ciência, ou Daniela Braga, pioneira na Inteligência Artificial e CEO da Defined.ai, mostram a diversidade de áreas em que as mulheres portuguesas estão a marcar a diferença.
Os dados revelados pela Executiva indicam ainda que 90% das mulheres distinguidas possuem formação superior 46 são licenciadas, 32% detêm doutoramento e 20% concluíram um MBA.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.