Portugal

Dunas da Praia do Pedrógão “vão ao ginásio”!

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 21-02-2025

A Câmara de Leiria vai avançar com a recuperação e consolidação de dunas na Praia do Pedrógão para reduzir os efeitos da erosão na única praia do concelho, disse hoje o vereador Luís Lopes.

O concurso público para a elaboração do projeto de execução para recuperação e consolidação das dunas primárias, as mais próximas do mar, da Praia do Pedrógão Centro, publicado na quinta-feira em Diário da República, tem um preço-base de 58.500 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

“[O objetivo] é o de obtermos um projeto de execução para intervencionar a Praia do Pedrógão nos próximos anos, de forma a reduzir ou mitigar os efeitos da erosão que estamos constantemente a ter naquele território, que é nosso e que temos de proteger”, afirmou Luís Lopes à agência Lusa.

PUBLICIDADE

Segundo o autarca, esta intervenção não pode continuar a ser retardada, dado que a praia, na freguesia do Coimbrão, está “a perder areal ano após ano” e não há “qualquer resposta efetiva da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] relativamente a este tema”.

Defendendo ser necessária “uma estratégia diferente e mais robusta” para, “de alguma forma, ainda ir segurando os sedimentos” na Praia do Pedrógão, o vereador salientou a importância dos trabalhos não apenas para a época balnear, “mas na própria proteção das infraestruturas, uma vez que, não tendo cordão dunar, elas ficam bastante mais vulneráveis”.

O lançamento do concurso “só acontece porque efetivamente não há uma lógica de intervenção do Estado através da APA”, lamentou.

“E continuamos eternamente à espera de uma intervenção na Figueira da Foz, que tem consequências diretas nestas praias a sul da Figueira da Foz e que nos obriga também, todos os anos, a andar a fazer transporte de sedimentos para fazer a recarga destas dunas e, no fundo, garantirmos a proteção da Praia do Pedrógão”, adiantou.

De acordo com o vereador, “não está em causa a colocação de estruturas artificializadas ao longo da costa, mas, sim, intervenção nas dunas e apenas e só nas dunas”, com ações de “engenharia natural e outras”.

A futura intervenção tem “aproximadamente 1.250 metros de extensão, desde a parte norte da Praia do Pedrógão até àquilo que é conhecido vulgarmente como as rochas”, precisou.

“No fundo, é toda a frente de praia daquilo que é conhecido como Pedrógão Centro”, declarou, referindo que “a parte da Praia Sul não está considerada neste procedimento”.

Explicando que o município tem “feito intervenções pontuais em várias dunas, mas nunca algo desta escala e desta natureza”, Luis Lopes disse que a expectativa, concluído o projeto de execução, é haver financiamento para os trabalhos, pois o município está a substituir-se ao Estado em “algo que já devia ter sido feito há muito tempo”.

“Caso contrário, vamos andar eternamente a fazer intervenções reativas e paliativas para tentar minimizar o impacto desta erosão e da perda de sedimentos”, declarou.

O vereador com o pelouro do Ambiente salientou ainda a importância de proteger a Praia do Pedrógão, notando que tem sido feito, “ao longo dos anos, muito investimento na melhoria da qualidade de vida” dos residentes, como para os veraneantes, que “têm vindo a aumentar nos últimos anos”.

“E, como tal, é uma obrigação nossa, tendo responsabilidade na gestão do ordenamento do território, ainda que não na orla costeira, de fazer alguma coisa para proteger aquilo que é – e cada vez mais – uma imagem de marca do concelho de Leiria e as atividades que se desenvolvem” na praia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE