Economia
Se aprender este truque vai poupar muito mais no supermercado
Quando vamos às compras no supermercado todos ficamos atentos ao preço por quilo, comparamos o preço da carne e compra-se a mais barata.
No entanto, muitos esquecem de fazer essa ligação nos restantes produtos, o que é um erro. Este método de comparar o preço por quilo, litro ou unidade é bastante eficiente, segundo o NCultura.
Ter o hábito de identificar o preço por quilo é saudável, porque essa é a solução do problema. Quando se consegue “traduzir” o preço total para um preço por quilo, qualquer pessoa fica com toda a informação de que necessita para saber o custo real de cada produto concorrente.
PUBLICIDADE
Método para calcular o preço (por quilo/litro): No momento de fazer compras, procure essa informação nas etiquetas, porque a maioria dos supermercados já faz esse trabalho pelos clientes.
Preço por unidade: Deve fazer o cálculo do preço por quilo, dividindo o preço da embalagem pelo peso que a embalagem apresente (lembre-se de converter primeiro em quilos). Pode realizar o mesmo procedimento para encontrar o preço por litro, refere.
Produto à unidade: A solução pode consistir em levar as embalagens até à zona dos legumes e da fruta. Nessa área, há as balanças onde os produtos podem ser pesados. Posteriormente, deve dividir o preço da embalagem pelo peso e encontrar dessa forma o preço por quilo de papel, independentemente do número de unidades que a embalagem apresente.
Existem produtos em que o preço por quilo é irrelevante, como acontece com os tupperwares.
Fragilidades da técnica de comparação do preço por kg: Pode ser o reflexo de uma qualidade distinta do produto. Nesses casos, apesar do preço ser mais caro por quilo, o investimento pode valer a pena.
A relação pode enganar. Não é por um produto ser mais pesado que dura mais tempo necessariamente ou que rende mais. O papel higiénico pode servir de exemplo: um rolo mais pesado pode-o ser simplesmente porque tem um papel mais grosso. Isso não significa que tenha mais metros de papel e que dure mais.
Finalmente, o consumidor deve considerar as suas necessidades, nomeadamente no que diz respeito à quantidade. Para uma família de 6 ou de 7 pessoas é vantajoso comprar um garrafão de cinco litros de óleo por ser mais barato em comparação (preço por litro) com a compra de 5 garrafas de um litro. No entanto, para quem vive sozinho, essa quantidade pode não fazer sentido.
Related Images:
PUBLICIDADE