Primeira Página

Distrital socialista quer escolher candidato(a) à autarquia de Condeixa-a-Nova

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 28-11-2024

A avocação do processo de designação dos candidatos autárquicos a apresentar pelo PS em Condeixa-a-Nova consta da agenda de uma reunião extraordinária da Comissão Política Distrital de Coimbra do partido.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A convocatória para a próxima quarta-feira (04) da sobredita sessão da Comissão da Federação do PS/Coimbra, a cujo teor NDC teve acesso, remete para “apreciação, discussão e votação da avocação do processo de designação” dos candidatos socialistas aos órgãos autárquicos de Condeixa.

Para 03 de Dezembro (terça-feira) foi convocada, entretanto, uma reunião extraordinária da Comissão Concelhia de Condeixa-a-Nova do Partido Socialista a fim de proceder a indigitação de candidatos. Para o dia 05 (quinta-feira) esteve convocada uma reunião ordinária do mesmo órgão partidário.

“Não abdicamos de fazer em sede de Comissão Política Concelhia as escolhas que são da nossa competência”, disse ao Notícias de Coimbra a líder da estrutura, Liliana Pimentel.

Estipulam os estatutos partidários que “quando a Comissão Política da estrutura territorialmente mais ampla (…) declarar, em resolução fundamentada, aprovada por maioria dos membros em efectividade de funções, a importância (…) para esse âmbito territorial da designação” de determinados candidatos “podem tais designações, no todo ou em parte, ser por ela avocadas para deliberação ou ratificação”.

Para Liliana Pimentel, a avocação é resultado de “um conluio tendente ao controlo de um processo de escolhas ao arrepio da vontade da maioria dos militantes socialistas de Condeixa-a-Nova”.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste contexto, a líder concelhia do PS/Condeixa remete para a circunstância de o presidente da Mesa da Comissão Política federativa (CPF), Pedro Coimbra, ser genro do indigitado candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Soure, João Gouveia, e de o líder distrital do PS/Coimbra, João Portugal, e o seu antecessor, Nuno Moita, serem protagonistas de um ‘casamento de conveniência’ depois de antigas candidaturas deles à presidência da Federação partidária.

“Em Soure, onde da eleição para a Concelhia do PS saiu vitoriosa uma lista afeta ao anterior líder local socialista, João Gouveia vai ser candidato à Câmara Municipal, quanto a Condeixa-a-Nova, onde ganhei a eleição, a CPF admite impedir-me de ser candidata”, sintetiza Liliana Pimentel.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE