Fernanda Rodrigues, Diretora do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra, da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), recebeu, ontem, em Copenhaga, o prestigioso Bill Marshall Award atribuído pela European Society For Paediatric Infectious Diseases (ESPID), uma das maiores sociedades científicas pediátricas.
Este galardão internacional, o mais prestigiado dos atribuídos pela ESPID, reconhece profissionais seniores com trabalho muito relevante no campo das doenças infeciosas pediátricas e nas atividades apoiadas pela ESPID.
PUBLICIDADE
Este prémio – que tem o nome do Dr. William Courtney Marshall (1929-1983), um membro fundador da ESPID que morreu trágica e prematuramente, pouco depois da fundação da ESPID – é atribuído anualmente a um dos membros da Sociedade. Os critérios de seleção dos candidatos incluem o historial de resultados de grande relevância para a prática clínica, no ensino ou na investigação em doenças infeciosas pediátricas, bem como a contribuição pessoal para as atividades da ESPID.
“Receber este reconhecimento por parte dos meus pares é uma enorme honra e deixou me obviamente muito feliz. Mas nada disto teria acontecido sem a colaboração e apoio de muitos colegas em Coimbra, noutros centros em Portugal, na Europa e no resto do mundo. A medicina é verdadeiramente um trabalho de equipa – por isso, estou muito grata a todos e à ESPID pela atribuição deste prémio”, destacou Fernanda Rodrigues.
“O Hospital Pediátrico da ULS de Coimbra e, particularmente, a Dr.ª Fernanda Rodrigues, tem desde há vários anos dado um forte contributo, a nível nacional e internacional, para o desenvolvimento das atividades clínica, de investigação e ensino na área das doenças infeciosas pediátricas”, frisa Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentado que “este prémio internacional, que reconhece o impactante trabalho da Drª Fernanda Rodrigues, é fruto de um caminho pautado pelo trabalho, dedicação e excelência e, portanto, é um orgulho para a nossa ULS e, em particular, para o Hospital Pediátrico de Coimbra”.
Fernanda Rodrigues é Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Pediatria, Diretora do Serviço de Urgência Pediátrica e Área Diferenciada de Infeciologia Pediátrica do Hospital Pediátrico e Assessora da Direção do Internato Médico da ULS de Coimbra da Unidade Local de Saúde de Coimbra. É Professora Auxiliar Convidada com Agregação do 5º e 6ºA do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. F
oi Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), Presidente da Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP) e Secretária da ESPID. É Presidente da Comissão Nacional de Verificação da Eliminação do Sarampo e da Rubéola, e da Comissão Nacional de Certificação da Erradicação da Poliomielite, Membro do Painel de Especialistas que colabora com a Comissão Técnica de Vacinação da DGS. As suas áreas de maior interesse e de investigação são a epidemiologia de doenças infeciosas pediátricas e vacinas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE