Coimbra
Talkdesk: Conimbricense Pedro Pereira nomeado vice-presidente e diretor global de Produto e Engenharia para Comunicações Unificadas e CPaaS
Com um percurso profissional de mais de 20 anos inteiramente dedicado à engenharia e tecnologia, Pedro Pereira é especialista no setor das telecomunicações e já coordenou inúmeros projetos de software nesta área para os maiores operadores.
O seu percurso não ficou indiferente à Talkdesk, empresa de software na nuvem para centros de contacto de empresas inovadoras, onde assume agora o cargo de vice-presidente e diretor global de Produto e Engenharia para Comunicações Unificadas e CPaaS (Plataforma de Comunicação como Serviço) e será o responsável por uma unidade de negócio de produtos especializados que apoiam e complementam o principal produto da tecnológica.
Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, Pedro Pereira adquiriu o grau de mestre em Comercialização de Tecnologia na Universidade do Texas, em Austin, e completou ainda um programa da Universidade de Cambridge em torno dos desafios de sustentabilidade e liderança para a gestão de negócios. Iniciou e fez quase toda a sua carreira em Coimbra, primeiro no Instituto Pedro Nunes e depois na WIT Software, onde era Diretor de Tecnologia antes de se juntar à Talkdesk.
Na Talkdesk, terá como missão ajudar a estruturar a unidade de negócios de produtos especializados que apoiam e complementam o principal produto da empresa, e lançar produtos estratégicos para a empresa. Tem ao seu cargo cerca de 50 pessoas que coordena a partir da sua cidade natal, Coimbra, sendo expectável que a equipa aumente no decorrer do ano, como parte do objetivo global de crescimento da empresa. Embora esteja também presente nos EUA e no Reino Unido, é em território nacional que a Talkdesk desenvolve todo o software e pretende continuar a reforçar o seu investimento nas equipas de I&D, tendo ambiciosos objetivos de recrutamento até ao final do ano.
“A Talkdesk é uma empresa jovem com uma forte mentalidade de crescimento que cria múltiplas oportunidades para inovar e desenvolver novos produtos de última geração, proporcionando uma experiência de excelência ao cliente.”, afirma Pedro Pereira.
O processo de recrutamento de Pedro Pereira foi totalmente remoto, um dos principais atuais desafios das organizações ao nível de recursos humanos, aos quais o novo VP da Talkdesk não ficou indiferente: “É um desafio para qualquer líder. Precisei de ouvir, compreender, aprender, ganhar confiança e, aos poucos, começar a ajustar e a adaptar algumas das metodologias da equipa, que já existiam, e acrescentar valor a alguns dos processos. Nesta fase, é fundamental comunicar de forma clara e transparente, explicando e guiando sem impor e, de forma progressiva, ganhar confiança mútua até me sentir parte da equipa. A confiança é a chave para o sucesso neste ponto.”
Embora esteja também presente nos EUA e no Reino Unido, é em território nacional que a Talkdesk desenvolve todo o software e pretende continuar a reforçar o seu investimento. A proposta de valor da empresa foca-se na forte cultura de engenharia que promove, caracterizada pelo desafio intelectual constante e pela aprendizagem contínua, espelhada nos seus quatro lemas – “Move fast”, “Do whatever it takes”, “Enjoy the ride” e “Be proud”.
Related Images:
PUBLICIDADE