Desporto
Direção da Briosa atira a toalha da subida ao chão. Adeptos criticam: ainda é “matematicamente possível”
Imagem: FPF
O empate a um golo da Académica/OAF frente ao Atlético, em jogo a contar para a 12.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, colocou a Briosa mais longe do 3.º posto da tabela. Lugar que dá acesso a um play-off de promoção com a equipa que ficar no 16.º lugar da Liga 2.
Neste momento, e quando ainda faltam 2 jogos, a Académica está no 5.º lugar com 16 pontos, a apenas 4 das equipas que dividem o 3.º lugar: Felgueiras e Lusitânia de Lourosa.
Nas duas jornadas que faltam, a Briosa viaja até ao recinto do recém-promovido Alverca (domingo 12 de maio, pelas 18:00) e recebe no Estádio Cidade de Coimbra o Varzim (está atualmente no penúltimo lugar da Fase de Apuramento de Campeão com 8 pontos).
Já as outras formações que lutam pelo lugar no play-off – Felgueiras e Lusitância de Lourosa – vão ter como adversários nas próximas jornadas as seguintes equipas: o Felgueiras recebe o Braga B (atual 2.º classificado com um ponto de vantagem) e viaja até ao Sporting da Covilhã, enquanto o Lusitânia de Lourosa viaja até ao Atlético e defronta em casa na última jornada o Alverca.
Na prática, e apesar de estar mais longe deste objetivo, a Académica ainda mantém esperanças matemáticas para defrontar a equipa que vai ficar em antepenúltimo lugar da Liga 2.
Apesar disso, a direção da Académica/OAF fez este sábado à noite um post da página oficial da rede social Facebook a referir que “a próxima época começa já hoje (ontem)”. No fundo, a atirar a toalha ao chão relativamente ao objetivo da subida.
“A Académica de 24/25 será mais forte. A nova temporada começa já na próxima semana”, concluem, depois de agradecerem aos atletas, empresas, estrutura e adeptos, sem esquecer “a reconsolidação financeira da Académica, que chega a esta fase da época sem comprometer o futuro e com os seus compromissos em dia”.
O post no Facebook não agradou a muitos dos adeptos do clube. Apesar de reconhecerem que a missão está mais difícil, recordam que ainda é matematicamente possível obter o desiderato de jogar as partidas do play-off de promoção.
Por exemplo, Cristina Campos questiona se “a direção vai embora?”. “Isto parece uma despedida vão já ontem era tarde. Este post mostra a vontade da direção em nos manter na liga 3 pois já atiraram a toalha ao chão. Nem contas sabem fazer, é só triste”, refere.
Paulo Lobo mostrou-se espantado com a declaração feita pela direção da Briosa. “Como é que lançam uma publicação destas quando, apesar de muito difícil, ainda é matematicamente possível ir ao playoff? O clube e quem o dirige deveriam ser os últimos a baixar os braços. Custa ver tanto amadorismo!”.
“Tb achei que não faz sentido esta posição oficial do clube, apesar de hoje eu ter tido uma grande desilusão!”, afirmou Miguel Mexia.
Manuel Amaro, por outro lado, refconheceu que “subir não era o objectivo principal. Por isso mais vale serem honestos e assumirem isso perante os adeptos. Todos vimos os jogos e exibições. A diferença da fase regular para a fase de subida foi gritante. Portanto, assumam que não era para subir porque não há estrutura para isso. É mais fácil e nenhum adepto se aborrece, ou deixa de o ser, por causa disso”.
Nuno Barata reclama mesmo a realização de uma Assembleia Geral e Guilherme Imperial considera que “fazer esta publicação quando ainda faltam disputar 2 jogos é um tiro completamente ao lado”. Na mesma mensagem, refere que “agradecer aos adeptos em último lugar e com uma frase tão banal (quando têm sido inexcedíveis no apoio, principalmente nos jogos fora) é outro tiro ao lado”.
“Enquanto SÓCIO, gostava que agradecessem com a marcação da AG (que devia ter sido realizada até final de Setembro/2023) para explicarem tudo o que se passou neste último ano: pedidos de insolvência da SDUQ e do OAF (este último que parece estar a dar problemas), envolvimento da International Football Academy (nomeadamente na equipa B ), renegociação do contrato de utilização e exploração do estádio, descalabro da formação, etc”, disse.
Related Images:
PUBLICIDADE