O Dia Mundial da Agricultura foi comemorado pelos alunos e professores do 1.º ciclo da Mealhada e do Luso, com o projeto “Hortas Escolares” promovido pelo Município.
Nesta quinta-feira, 20 de março, dezenas de alunos dos Centros Escolares de ambos os locais participaram ativamente, colocando as mãos na terra para iniciar as primeiras sementeiras e plantações em novos espaços dedicados à agricultura. O projeto contou com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) da Mealhada, que orientou e ajudou na preparação das hortas.
PUBLICIDADE
Cada turma ficou responsável por um talhão, com a Mealhada a ter 15 espaços de cultivo e o Luso com sete. Os terrenos foram preparados com terra de qualidade e composto do projeto CompostaME, uma iniciativa municipal focada na compostagem comunitária. Ao longo do ano, as crianças irão cuidar das suas hortas, promovendo o conhecimento sobre práticas agrícolas sustentáveis, com o objetivo de expandir o projeto a outras escolas do concelho.
Além disso, a Freguesia da Pampilhosa está a desenvolver o projeto PampiHortas, que oferece espaços urbanos para a prática de agricultura comunitária. Cada aderente tem direito a um talhão de cerca de 50 metros quadrados, e o projeto já tem regulamento aprovado, com inscrições abertas. A iniciativa visa promover a agricultura local e sustentável, utilizando também composto do projeto de compostagem comunitária do Município. Com a adesão crescente, o PampiHortas está a expandir-se e a inspirar mais pessoas a praticar a agricultura em espaços urbanos.
Essas iniciativas refletem o compromisso com a educação ambiental e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis nas comunidades da Mealhada e da Pampilhosa.
PUBLICIDADE