Economia

Dicas (importantes) para ensinar os mais novos a poupar

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 31-03-2025

Ensinar os mais novos a saber lidar com o dinheiro é extremamente importante. As crianças devem saber, desde cedo, o valor do dinheiro para que assim possam desenvolver uma relação saudável com o mesmo.

De acordo com um artigo da revista Maria, dos 3 aos 6 anos, é a idade ideal para começar a conversar sobre o tema e explicar o conceito. A sugestão é explicar às crianças que, por exemplo, para comprar brinquedos, roupa e comida precisamos de ter dinheiro. Ao mesmo tempo pode-se começar a familiarizar os mais novos com as notas e moedas, para que o consigam identificar.

PUBLICIDADE

publicidade

Dos 7 aos 11 anos, pode-se introduzir conceitos mais específicos. É um bom momento para explicar como o rendimento da família pode ser afetado caso exista alguma situação inesperada. Nesta idade é também, interessante atribuir à criança uma semanada simbólica, no sentido de fomentar a responsabilidade em gerir o seu próprio dinheiro.

PUBLICIDADE

Mais tarde, dos 12 aos 15 anos, pode-se trocar a semana por uma mesada de maior valor. É altura de ajudar a criança a definir metas de poupança a longo prazo. A par disto será interessante incentivar os seus filhos a envolverem-se mais na vida financeira da família.

Por fim, dos 16 aos 18 anos, é altura de falar com os jovens sobre conceitos financeiros mais complexos, explicando-lhes como funcionam os créditos, assim como as vantagens e desvantagens dos empréstimos e seguros.

É também recomendado que os jovens tenham uma ocupação durante as férias que lhes permita receber alguma remuneração para que, assim, aprendam o valor do dinheiro e do trabalho.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE