Saúde
Diabetes tipo 1 em crianças e adolescentes com aumento “invulgar” desde a pandemia
Tem sido registado um aumento invulgar no número de crianças e adolescentes em todo o mundo diagnosticados com diabetes tipo 1 desde o início da pandemia de covid-19, revela um novo estudo.
Os investigadores descrevem como “substancial”. Parte da explicação para este aumento estará nos atrasos provocados pela pandemia – quando os serviços de saúde foram fechados, consultas e outros procedimentos clínicos foram afetados – mas não explica todos os casos recém-diagnosticados, dizem os cientistas.
PUBLICIDADE
Antes da pandemia, a taxa de incidência de diabetes tipo 1 infantil já estava a aumentar , cerca de 3% ao ano.
O estudo salienta que “houve um aumento de 14% na taxa de incidência de diabetes tipo 1 nos jovens durante o primeiro ano da pandemia e no segundo ano, a taxa subiu cerca de 27% em relação aos níveis pré-pandémicos”, lê-se num artigo da SIC Notícias.
Os investigadores afirmam que, independentemente da causa, são necessários mais recursos e mais apoio para o crescente número de crianças e adolescentes afetados pela diabetes tipo 1.
Sublinham ainda “que será ainda necessário continuar a investigar para entender todas as razões para este aumento, mas avançam com algumas hipóteses”, como reações autoimunes: “A covid-19 pode desencadear uma reação em algumas crianças que aumenta o risco de diabetes – uma reação autoimune em que o corpo começa a atacar algumas das suas próprias células saudáveis”.
Related Images:
PUBLICIDADE