Coimbra

Dia da Cidade de Coimbra marcado por homenagens e protestos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 dias atrás em 04-07-2024

O dia da Cidade de Coimbra foi assinalado, esta quinta-feira, dia 4 de julho, com uma Sessão Solene Comemorativa no Convento São Francisco. O evento foi marcado pela entrega de 17 distinções honoríficas e pelo protesto no exterior contra a atribuição de uma medalha à ADAV 

PUBLICIDADE

A cerimónia começou com a Entrega do Grande Prémio de Literatura Biográfica à obra “O firmamento é Negro e Não Azul – A vida de Luiz Pacheco”, de António Cândido Franco. Seguiu-se a assinatura da geminação Zamora.

Na sessão foram também entregues 17 distinções honoríficas. O objetivo foi homenagear publicamente as pessoas que contribuem para a elevação e dignificação de Coimbra e que se distingam pelo seu reconhecimento, mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade. 

PUBLICIDADE

A Medalha de Mérito Solidariedade Social, grau Ouro, foi entregue à ADAV, à APPDA, e à Fundação Sophia.

A Medalha de Mérito Empresarial, grau Ouro, foi atribuída à Matobra – Materiais de Construção e Decoração, SA. E a medalha de Mérito Empresarial, grau Prata, foi atribuída a José Reis, dono do Restaurante  “Cantinho dos Reis”, um local de paragem obrigatória na gastronomia de Coimbra. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Diogo Matos Ribeiro, campeão mundial nos Mundiais do Qatar, nos 50 e nos 100 metros mariposa, foi condecorado com a Medalha de Mérito Desportivo, grau Ouro.

A Medalha de Mérito Cultural, grau Ouro, foi atribuída ao Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca, ao Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila, ao Ateneu de Coimbra, à Coletividade de Cultura e Recreio e ao JAAC – Jazz ao Centro Clube.

António da Silva Martins e Maria Odete Duarte Barreiro Buco, trabalhadores do Município de Coimbra, receberam a Medalha de Mérito Dedicação, grau Ouro pelos 50 anos de serviço. 

Carlos Fiolhais, Maria Regina Rocha, Regina Pinto Lopes (titulo póstumo), Jorge Gomes e a cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Coimbra foram distinguidos com a Medalha da Cidade, grau Ouro. 

Para terminar a sessão, Emilio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, discursaram para os presentes.

Emilio Torrão começou por agradecer os homenageados e proferir algumas palavras de apreço à cidade. “Coimbra é uma cidade com futuro promissor, pronta para atravessar os desafios do tempo presente e de construir um amanhã mais verde, mais próspero e mais justo para todos”, refere.

No seu discurso, o Presidente da CIM Região de Coimbra, salienta a importância da aprovação da candidatura conjunta à Iniciativa Urbana Europeia, única aprovada a nível nacional, e que “coloca Coimbra no centro das políticas europeias”. Ademais, o presidente afirma que “Coimbra tem sido um parceiro inestimável”, que contribuiu para a “dinamização de projetos comuns, desde a mobilidade de transportes, à saúde, à educação e à cultura”.

José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, afirma que captar investimento e gerar emprego têm sido o maior repto da Câmara, descrevendo estas ações como ” a única forma de catapultar Coimbra num acordo de crescimento sustentado e sustentável”.

“Coimbra está a passar por um longo processo de modernização e dinamização que vai tornar a cidade mais humana, mais cosmopolita, mais agradável, mais resiliente e com mais qualidade de vida”, refere.

A sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade de Coimbra aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 4 de julho, pelas 15:00, na Sala D. Afonso Henriques. Durante a entrega de prémios foi possível ouvir no exterior gritos de protesto contra a atribuição de uma medalha de honra à ADAV.

Relembramos que alguns eleitos municipais e munícipe também criticaram distinção da Câmara de Coimbra à ADAV, por a considerarem uma associação que se afirma contra o aborto e a eutanásia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE