Saúde

Deve ter em conta estes 6 cuidados quando toma antibióticos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 25-10-2023

Os antibióticos devem ser administrados com cuidado e de forma consciente. Caso contrário, a má utilização pode alterar a resistência das bactérias que causam doenças e tornar o medicamento ineficaz no seu combate.

Até os pode “tornar ineficazes” e afetar outras bactérias que auxiliam o nosso organismo a funcionar de forma correta diariamente, revela o Vida Ativa.

Os antibióticos são também conhecidos por agentes antimicrobianos. São “substâncias químicas, que podem ser naturais ou sintéticas. Têm a capacidade de travar a reprodução de bactérias ou de as eliminar sem provocar efeitos tóxicos”, explica.

PUBLICIDADE

Normalmente são receitados para “infeções sanguíneas causadas por estafilococos, infeções urinárias, infeção bacteriana na garganta, infeção nos ouvidos ou até no caso de uma pneumonia pneumocócica”, conta.

Deve ter em conta estes 6 cuidados:

1.Seguir os passos dados pelo médico: É fundamental cumprir a dose recomendada, os horários estipulados e as formas de administração.

E mesmo que após os primeiros dias já se sinta melhor, é necessário tomar o antibiótico até ao fim para que o mesmo faça efeito. Caso contrário, saiba que a interrupção antecipada pode fazer com que fique com uma infeção mal curada e, no futuro, crie resistência ao medicamento.

2. Não se automedique:  A prescrição é da exclusiva responsabilidade do médico e só ele poderá definir qual o fármaco mais indicado para si em cada momento.

3. Não ingerir álcool: Para além de alterar o efeito e ação, este tipo de comportamento pode mesmo levar à produção de substâncias tóxicas para o organismo.

4. Não misturar antibióticos com outras substâncias: É crucial informar o seu médico de tudo aquilo que está a tomar antes de iniciar a administração de um antibiótico.

Se for alérgico à penicilina ou a outro tipo de antibióticos é extremamente importante informar de igual forma o profissional de saúde.

5. Prazo de validade: Depois da data limite, saiba que o medicamento pode perder o efeito terapêutico ou provocar consequências para a sua saúde.

6. Descartá-los corretamente: Quando descartamos as sobras dos antibióticos no lixo comum de casa, bactérias presentes no meio ambiente contactam com o fármaco e realizam mutações, a fim de sobreviver à ameaça.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE