Empresas
Deve prestar atenção a estas 8 armadilhas no supermercado
Quantas vezes já se dirigiu para a caixa e o preço não bate certo com o da prateleira? Ou ir ao supermercado e trazer mais daquilo que queria? Levou mais tempo? Há aspetos que iludem e devemos combater.
Fique a par de oito armadilhas que o e-Konomista dá a conhecer.
“O olfato é um dos 5 sentidos que nos pode trair e que os supermercados utilizam como uma verdadeira técnica de venda. Conhece o cheirinho a pão e bolos acabados de sair do forno? Não lhe dá vontade de ir comprar comida imediatamente? Também no corredor dos doces e chocolates pode ser atraído pelo seu doce aroma ou mesmo na secção da limpeza, onde o perfume dos detergentes pode querer fazê-lo experimentar algo novo. Lembre-se que pode estar a ser traído pelos seus sentidos”, refere.
“Já reparou que produtos essenciais como o leite ou o açúcar estão no fim do supermercado? E quando procuramos especiarias ou ervas aromáticas, por vezes já não estão no último sítio em que as encontrámos na última vez? Ou como os produtos que compra com frequência são normalmente difíceis de encontrar e estão distantes uns dos outros? Tudo isto tem um propósito: forçar os clientes a passear entre corredores e prateleiras à procura do que realmente precisam, com o objetivo de os levar a comprar por impulso ou a comprar coisas que não tinham planeado comprar”, explica.
“Por vezes pode estar na secção correta, mas a disposição dos produtos nas prateleiras dificulta a procura do produto exato que quer e acaba por levar um outro que, por norma, sai mais caro. Esta é outra das armadilhas no supermercado a que deve resistir. Normalmente, os produtos de marcas mais conhecidas estão dispostos à altura dos nossos olhos, para que os vejamos primeiro. Se procura um produto similar, mas de marca branca ou de uma marca menos conhecida, não se deixe iludir e procure nas prateleiras mais altas ou mais baixas. Vai ver que vai fazer toda a diferença na sua carteira”, lê-se no artigo.
“As ofertas sedutoras têm várias formas – como promoções ou descontos – que, à primeira vista, podem parecer bons negócios. Porém, um olhar mais atento pode denunciá-los. O preço com desconto pode parecer barato, mas por vezes encontra produtos idênticos com preços ainda melhores. A qualidade e a quantidade de produtos semelhantes, mesmo que alguns estejam em promoção, faz a diferença na hora das compras. Além disso, noutros supermercados podem estar esses produtos ainda mais baratos”, informa.
“Esta é uma das armadilhas no supermercado que já lhe deve ter despertado atenção. Embora as promoções sejam bem-vindas, devemos manter os olhos e o cérebro alertas e questionar: “Será que precisamos mesmo de três unidades, mesmo que uma delas nos pareça ser de graça?” Estas promoções são muito frequentes nos produtos alimentares e uma das razões para serem feitas é a aproximação dos prazos de validade. Se não resistir, veja pelo menos se consegue consumir aqueles produtos dentro do seu prazo de validade. Fazer uma lista de compras antes de sair de casa ajuda a resistir às ofertas tentadoras e às compras por impulso. Tenha depois o cuidado de trazer somente o que estiver na lista”, pode ler-se no artigo.
“A visão é outro dos nossos 5 sentidos que nos pode pregar partidas. E os vendedores sabem disso, por isso, concebem embalagens diferentes ou imagens que nos deixam com água na boca e com vontade de experimentar o produto. Por exemplo, quando vemos fruta carnuda numa embalagem de sumo, dá vontade de comprar. Mas será mesmo o sumo daquelas frutas que vamos beber? Será que não tem aditivos, açúcares e conservantes que prejudicam a sua saúde? Para se defender desta armadilha no supermercado veja sempre as listas de ingredientes e valores nutricionais. Estão lá para serem lidas”, lê-se no site.
Segundo o e-Konomista: “Os carrinhos de supermercado têm uma dimensão generosa, pois quanto maior for o carrinho, maior é a tentação para o encher — e um carrinho meio vazio pode dar a sensação de que as compras ainda não estão completas. Para se defender desta armadilha, e se sabe que vai levar pouca coisa e pequenos volumes, pode facilmente carregá-los nas mãos ou então optar por levar um cesto em vez do carrinho.”
“Esperar é algo de que não gostamos. E os vendedores sabem tirar partido disso, tentando aliciar-nos até ao último segundo. É por isso que aproveitam para por junto das caixas todo um manancial de chocolates, pastilhas e gomas de diferentes variedades – verdadeiras tentações especialmente para crianças. Já reparou que as prateleiras estão mesmo à altura delas? Esteja mais atento às armadilhas no supermercado e não se deixe influenciar pelas estratégias de venda. Vai ver que vai conseguir eliminar desperdícios e até desenvolver hábitos saudáveis. Já está pronto para ir ao supermercado?”, conclui.
Related Images:
PUBLICIDADE