Coimbra

Desperdício alimentar nas cantinas da UC reduzido para metade

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 02-02-2016

 

Em abril de 2015, as cantinas da Universidade de Coimbra (UC) registavam oito toneladas de resíduos alimentares. Menos de um ano depois, fruto da campanha “Menos é igual a mais” realizada pelos Serviços de Ação Social (SASUC), o desperdício baixou para metade, ou seja, passou de oito para quatro toneladas.

PUBLICIDADE

publicidade

cantinas

Os SASUC procederam a uma nova pesagem de desperdício alimentar, considerando todos os resíduos alimentares mantidos no prato após o final da refeição, e o resultado obtido demonstra um impacto bastante considerável no combate ao desperdício: a redução para metade.

Os resultados agora conseguidos superaram as expectativas desta campanha de combate ao desperdício alimentar, já premiada com o Selo de Reconhecimento “PRATØ – Boas Práticas de Prevenção do Desperdício Alimentar”, atribuído pela Secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar à receita do Xiribitatatatá (folhado em forma de cesto, cujo recheio decorre de aproveitamento/sobras de pratos de carne, de peixe ou vegetariano).

A campanha “Menos é igual a Mais” incluiu a sensibilização da comunidade universitária e o respetivo envolvimento na partilha de sugestões/práticas a adotar neste contexto, bem como uma intensa fase de preparação/reflexão dos trabalhadores da Divisão de Alimentação dos SASUC.

Foram também adotados novos comportamentos na confeção das ementas, com novidades lançadas mensalmente. A última, lançada em janeiro, prende-se com a adoção de uma sugestão da comunidade universitária: ilha de saladas na Cantina do Polo II.

PUBLICIDADE

publicidade

O sucesso da iniciativa traduziu-se também no esforço coletivo da Comunidade UC, contribuindo com sugestões de boas práticas para a diminuição do desperdício, na adesão da comunidade universitária ao doseamento dos seus pratos, solicitando a quantidade certa às necessidades individuais e ainda no esforço dos trabalhadores dos SASUC na adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE