Universidade
Descubra a arte dos farmacêuticos nesta exposição da Universidade de Coimbra (com vídeos)
“100 anos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra” (FFUC) é uma exposição documental que nos fala sobre a formação, a arte ou o ofício dos “boticários”, farmacêuticos. Também se encontram patentes documentos que nos transportam para a organização interna do curso de Farmácia”, relata a Diretora do Arquivo da instituição, Cristina Freitas.
“A culminar a exposição encontramos insígnias de docentes, fotografias, planos, processos de obra e de remodelação de edifícios”, acrescenta, para rematar a seguir: “todos estes documentos foram cirurgicamente pinçados do seu habitat original, que cobre um período cronológico de quase quatro séculos”.
PUBLICIDADE
A mostra foi inaugurada, esta quinta-feira, na Sala D. João III do Arquivo da Universidade de Coimbra (UC) e revisita o centenário desta instituição, assinalado em 2021, ficando patente neste espaço durante o mês de maio.
O coordenador científico da exposição, João Rui Pita, enalteceu que “o ensino farmacêutico na Universidade de Coimbra é o mais antigo de Portugal e um dos mais antigos no panorama internacional”.
Esta mostra “leva-nos a uma viagem no tempo, justamente através das diferentes etapas do ensino farmacêutico na UC”, concluiu.
Durante a cerimónia, o diretor da Faculdade de Farmácia, Fernando Ramos, realçou o percurso percorrido pela instituição, que está patente na mostra, bem como a homenagem que presta à comunidade académica.
O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, frisa que “o trajeto da Faculdade de Farmácia é digno de registo”.
Veja os diretos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE