Saúde

Descubra 5 atividades em família que contribuem para o bem-estar do idoso com demência 

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 04-06-2024

A demência é uma doença que afeta 75,6 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em Portugal, de acordo com o Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências, estima-se que, durante as próximas décadas, 5% da população sofrerá deste problema. Embora não tenha cura, esta doença tem algumas terapias associadas que podem contribuir para uma desaceleração do processo de declínio cognitivo do idoso. 

PUBLICIDADE

Lares Online, plataforma líder na referenciação segura de lares em Portugal, indica cinco atividades para que as famílias possam fazer em conjunto, contribuindo para o bem-estar do idoso com demência. 

“Existem vários tipos de distúrbios associados ao que chamamos de demência, como Alzheimer, Demência Vascular ou Demência Frontotemporal. De forma geral, é um estado caracterizado pelo declínio cognitivo e que condiciona a autonomia, a capacidade de reconhecimento de pessoas e objetos, a linguagem e a capacidade de raciocínio. A família tem um papel fundamental para apoiar o idoso que esteja a passar por este processo. Deve acompanhá-lo, garantir cuidado recorrente e, claro, não o deixar desamparado. ”, explica Marina Lopes, CEO e fundadora da Lares Online. 

PUBLICIDADE

As terapias que a Lares Online recomenda são as seguintes: 

  1. Terapia da arte: De forma a ajudar a desenvolver a motricidade fina, bem como a manter a função cognitiva mais estável, aconselha-se a que os idosos explorem as suas capacidades criativas e emocionais, através da arte, ou seja, escrever, pintar, recortar, etc.  
  1. Musicoterapia: É possível estimular a memória a longo-prazo, que se desvanece mais lentamente do que a de curto-prazo, ao ouvir músicas antigas e que criem algum tipo de emoção nos idosos. Além disso, a musicoterapia revela ser uma forma de diminuir os níveis de stress de idosos com demência. 
  1. Atelier de escrita: Desde exercícios mais “simples”, como escrever o próprio nome, até atividades com um grau maior de complexidade, como compor uma carta, a escrita ajuda os idosos com demência a trabalhar a sua motricidade fina e as suas capacidades cognitivas, potenciado a sua criatividade. 
  1. Jardinagem terapêutica: A jardinagem está associada a uma melhor função cerebral, estimulando a concentração e a memória. Por isso, ao incentivar o familiar idoso a cultivar e cuidar de plantas e flores, estes têm a oportunidade de estar em contacto com a natureza, estarem mais fisicamente ativos e sentir redução dos níveis de ansiedade e stress – mantendo, assim, a doença mais estabilizada. 
  1. Exercícios mnemónicos e puzzles: Jogos como palavras cruzadas, sudoku, puzzles ou cartas de memória são excelentes para estimular a mente dos idosos, obrigando-os a estarem atentos ao contexto e concentrados em ultrapassar os desafios. Importa que cada exercício seja adaptado ao estado de demência do idoso, para que este não se sinta frustrado caso não o consiga completar.

A Lares Online é líder na referenciação segura de lares para idosos. Conta com uma infraestrutura tecnológica para dar a melhor resposta às famílias e garantir uma referenciação independente e alinhada com as expetativas e necessidades de quem procura este apoio, que é gratuito

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE