Saúde
Descubra 5 atividades em família que contribuem para o bem-estar do idoso com demência
A demência é uma doença que afeta 75,6 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em Portugal, de acordo com o Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências, estima-se que, durante as próximas décadas, 5% da população sofrerá deste problema. Embora não tenha cura, esta doença tem algumas terapias associadas que podem contribuir para uma desaceleração do processo de declínio cognitivo do idoso.
A Lares Online, plataforma líder na referenciação segura de lares em Portugal, indica cinco atividades para que as famílias possam fazer em conjunto, contribuindo para o bem-estar do idoso com demência.
PUBLICIDADE
“Existem vários tipos de distúrbios associados ao que chamamos de demência, como Alzheimer, Demência Vascular ou Demência Frontotemporal. De forma geral, é um estado caracterizado pelo declínio cognitivo e que condiciona a autonomia, a capacidade de reconhecimento de pessoas e objetos, a linguagem e a capacidade de raciocínio. A família tem um papel fundamental para apoiar o idoso que esteja a passar por este processo. Deve acompanhá-lo, garantir cuidado recorrente e, claro, não o deixar desamparado. ”, explica Marina Lopes, CEO e fundadora da Lares Online.
As terapias que a Lares Online recomenda são as seguintes:
- Terapia da arte: De forma a ajudar a desenvolver a motricidade fina, bem como a manter a função cognitiva mais estável, aconselha-se a que os idosos explorem as suas capacidades criativas e emocionais, através da arte, ou seja, escrever, pintar, recortar, etc.
- Musicoterapia: É possível estimular a memória a longo-prazo, que se desvanece mais lentamente do que a de curto-prazo, ao ouvir músicas antigas e que criem algum tipo de emoção nos idosos. Além disso, a musicoterapia revela ser uma forma de diminuir os níveis de stress de idosos com demência.
- Atelier de escrita: Desde exercícios mais “simples”, como escrever o próprio nome, até atividades com um grau maior de complexidade, como compor uma carta, a escrita ajuda os idosos com demência a trabalhar a sua motricidade fina e as suas capacidades cognitivas, potenciado a sua criatividade.
- Jardinagem terapêutica: A jardinagem está associada a uma melhor função cerebral, estimulando a concentração e a memória. Por isso, ao incentivar o familiar idoso a cultivar e cuidar de plantas e flores, estes têm a oportunidade de estar em contacto com a natureza, estarem mais fisicamente ativos e sentir redução dos níveis de ansiedade e stress – mantendo, assim, a doença mais estabilizada.
- Exercícios mnemónicos e puzzles: Jogos como palavras cruzadas, sudoku, puzzles ou cartas de memória são excelentes para estimular a mente dos idosos, obrigando-os a estarem atentos ao contexto e concentrados em ultrapassar os desafios. Importa que cada exercício seja adaptado ao estado de demência do idoso, para que este não se sinta frustrado caso não o consiga completar.
A Lares Online é líder na referenciação segura de lares para idosos. Conta com uma infraestrutura tecnológica para dar a melhor resposta às famílias e garantir uma referenciação independente e alinhada com as expetativas e necessidades de quem procura este apoio, que é gratuito
Related Images:
PUBLICIDADE