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Descubra 12 truques do supermercado que nos enganam e fazem gastar mais dinheiro!

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 19-10-2024

Os clientes dos supermercados deslocam-se a estes espaços inocentemente, com a intenção de comprar o que precisam para casa, seja alimentação, roupa, louça, entre muitos outros produtos. 

No entanto, desconhecem que estão perante um cenário de guerra invisível, onde são utilizadas armas de marketing para levar o cliente a comprar ao máximo, o que precisa verdadeiramente e o que não precisa. Ele é levado através de estratégias comerciais bem aplicadas a queres algo de que não necessita. 

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Não se deixe iludir. Estes espaços (hiper e supermercados) não são construídos de forma inocente. Toda a estrutura e organização que apresentam é pensada de modo estratégico. A finalidade destes espaços é só uma: fomentar o consumo, de todos, sem exceção. 

Em todos os corredores, há pequenas artimanhas de marketing estrategicamente colocadas em locais onde possam garantir maior eficiência e estimular uma compra por instinto. 

Desta forma, é comum os clientes chegarem com a intenção de fazer algumas compras, acabando por gastar muito mais dinheiro do que tinham programado. Com o conhecimento destas ardilosas estratégias, será mais fácil evitar as tentações de comprar por impulso.

Fique a conhecer quais são os truques frequentemente utilizados pelos supermercados para seduzirem os clientes a abrirem os cordões à bolsa. 

1. Ausência de relógios

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Por acaso já viu as horas nos relógios dos supermercados? Este é um dos truques do supermercado que nos faz gastar mais dinheiro. 

É comum os supermercados não apresentarem as horas. Esta estratégia visa evitar que o cliente tenha esse conhecimento porque, quando perde a noção do tempo, terá mais possibilidades de continuar a encher o carrinho.

2. Não há janelas

Também é comum estas superfícies não apresentarem janelas. O objetivo é o mesmo: o cliente não testemunha a mudança de luz e a passagem do tempo, como o entardecer, por exemplo. 

3. Música ambiente

Nestes espaços, há sempre “música no ar”. Quando se entra num supermercado com a intenção de fazer algumas compras, tende-se a ouvir música estrategicamente escolhida, não à sorte. 

A opção recai em canções que apresentem um ritmo acelerado. Esse som ritmado induz os clientes a fazerem compras mais rápidas. Há uma maior tendência para se ceder ao impulso de colocar produtos no carrinho quando se ouve uma canção com esse ritmo do que com uma canção que apresente uma melodia mais lenta.

4. Temperatura

A temperatura é mais um dos truques do supermercado. O clima ameno é mantido mesmo nos dias frios de inverno. Esta estratégia dos supermercados consiste em garantir conforto, de modo a que os clientes permaneçam por mais tempo a fazer compras.

5. Zonas de lazer

Muitos supermercados colocam cafetarias no interior das suas zonas comerciais como uma estratégia que permite aos clientes permanecerem mais tempo nestas superfícies. Assim, podem descansar. Posteriormente, após recuperarem energias, podem ir fazer mais compras.

6. Corredores estreitos

Entre os truques do supermercado mais comuns está a apresentação de corredores interiores. A estratégia visa aumentar a probabilidade de surgirem filas e congestionamentos. Esses momentos indesejados pelos clientes são promovidos para os levar a olhar para as prateleiras.

Enquanto os outros passam nos carrinhos, observam os produtos e os respetivos preços. Se não fosse promovido esse incómodo nos clientes, esses produtos passariam despercebidos.

7. Carrinhos de compras

Os carrinhos de compras presentes nos supermercados também são pensados ao pormenor. Ao longo do tempo, eles têm vindo a apresentar maiores dimensões, com mais espaço. Assim, eles demoram mais tempo a encher.

É possível colocar muitos produtos no carrinho, sem se ter a sensação de levar muitas coisas. Por isso, sempre que se possa, devem-se fazer compras com um cesto. É uma solução menos cómoda, mas que leva a ponderar melhor os gastos.

8. Artigos em destaque

Os supermercados aproveitam bem as diferentes épocas que se vivem, colocando determinados artigos em destaque. Frequentemente, são realizadas feiras. Por exemplo, eventos dedicados ao bebé, à escola, a produtos da região, ente outros. 

Existem épocas especiais, como o Natal, a Páscoa, as férias de verão,… que motivam eventos temáticos que visam aumentar a venda de determinados produtos associados a estas quadras. 

Os produtos são colocados estrategicamente na entrada da loja. Um método que permite promover a compra fácil de artigos, mesmo que o cliente não tenha planificado essas compras.

9. Distribuição dos produtos

A colocação dos bens essenciais no fundo da superfície comercial revela-se mais um dos truques do supermercado. Esta estratégia implica que o cliente necessite de percorrer toda a loja para os alcançar. Nessa viagem pelos corredores, há sempre a tentação de colocar  outros produtos, não essenciais, no carrinho de compras ou no cesto.

10. Preços especiais (…,99€) 

Já reparou que há muitos preços a terminarem em “…,99€”? Este é uma estratégia antiga que veio para ficar. Este é um dos truques de supermercado que funciona muito bem, pela percepção distinta que criam. 

Não é o mesmo ver umas botas a 9,99€ ou a 10€. Apesar de se tratar de uma diferença mínima, de um cêntimo, a primeira opção dá a sensação que custou apenas 9€ e qualquer coisa…

11. Promoções

As promoções e os descontos são truques do supermercado, estratégias simples que promovem o consumo por impulso. É importante avaliar sempre o preço individual do objeto, porque as promoções não são sempre um negócio vantajoso para o cliente, nem os produtos com desconto estão sempre mais baratos do que é costume.

12. Linha de caixas

As linhas de caixa são apresentadas estrategicamente. Foram pensadas ao pormenor para atrair compras de última hora. Geralmente, estes artigos são de marca e os preços são elevados. As revistas cor de rosa podem levar os adultos a caírem na tentação de levar uma para ocupar o tempo. 

Quem vai com os filhos pode passar um mau momento. Não há escrúpulos. Os supermercados criam verdadeiras armadilhas de tentações para as crianças, nomeadamente com pastilhas, guloseimas, cromos. 

Uma ratoeira que pode levar as crianças a fazerem uma birra. Já reparou que é comum haver crianças a chorarem quando se encontram junto à caixa? 

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